Engenharia Biomédica (Desporto e Reabilitação)
Apresentação
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), enquanto instituição de ensino superior, tem a missão de contribuir para o desenvolvimento da sociedade e para a valorização dos recursos humanos. As estratégias baseiam-se em atividades de formação terciária, de criação, transmissão e difusão da ciência, tecnologia e cultura. A Escola Superior de saúde (ESS) e a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal), enquanto unidades orgânicas do IPS, assumem uma cultura de melhoria contínua da qualidade, potenciando a capacidade de responder aos desafios e à mudança, efetuando investigação transversal ao ensino, saúde e serviços. Pretende estar entre as melhores na formação de profissionais, promovendo uma educação humanista, de desenvolvimento científico, técnico, ético e socialmente ativo.
Nesta perspetiva, o Mestrado em Engenharia Biomédica – Desporto e Reabilitação tem a missão de desenvolver, em engenheiros biomédicos, profissionais de saúde, desportistas e outros, competências PROFISSIONAIS (clínicas, cientificas e pedagógicas) diferenciadas para intervir, investigar e formar nas áreas da efetividade clínica, da (re)Habilitação, do Desporto e Alto rendimento, e ainda de ambientes assistidos. Estas áreas estão identificadas como emergentes ou de potencial empregabilidade. As estratégias pedagógicas baseiam-se na transmissão e aplicação de conhecimentos teóricos, competências metodológicas e técnicas avançadas de três áreas de formação terciária, especificamente saúde, tecnologia e inovação, numa abordagem multidisciplinar.
O Mestrado em Engenharia Biomédica – Desporto e Reabilitação potenciará a sinergia da ESS/IPS e da ESTSetúbal/IPS, que aqui se associam nesta proposta de mestrado, única em Portugal. Assim, a promoção da investigação, da formação e da inovação na área da Bioengenharia, resulta da otimização das valências existentes em ambas as Escolas Superiores e traduzem-se no desenvolvimento de competências inovadoras e valorização dos recursos humanos, mantendo características profissionalizantes e concordantes com o resto da Europa
Objetivos
O Mestrado em Engenharia Biomédica – Desporto e Reabilitação (MEBDR), pretende dotar licenciados em Engenharia Biomédica, em áreas de saúde, desporto ou em áreas afins, com competências profissionais diferenciadas para investigar e intervir, utilizando evidência científica na área da bioengenharia. Os estudantes devem desenvolver conhecimento e competências a partir do estudo de casos específicos segundo a perspetiva da Bioengenharia, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e níveis de funcionalidade do utente face à patologia/condição que o mesmo apresenta, casos de análise e otimização da performance humana em (re)habilitação e performance desportiva, ou casos de desenvolvimento de ajudas técnicas em populações específicas ou com patologias no âmbito dos ambientes assistidos.
Plano de estudos
Acreditação
Curso acreditado pela A3ES por 6 anos.
Consulte aqui: Acreditação A3ES
Saídas profissionais
As saídas profissionais estarão sempre relacionadas com empresas da área, centros desportivos, centros de reabilitação e unidades de saúde em geral que visem contribuir de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida de populações específicas (idosos, portadores de incapacidades, atletas, etc).
Razões para a escolha do curso
Competências adequadas ao mercado empresarial da região | Oferta formativa única na região em termos de especialização | Forte componente prática permitido um grau de especialização elevado | Relação de proximidade entre corpo docente e estudantes.
Duração e total de créditos ECTS
120 ECTS - 4 semestres
Coordenador do Curso
Propina Anual
990 euros ano | para a ediçãoque se iniciou no ano letivo de 2016/2017 (consulte regulamentação de propinas)
Número de vagas
25 vagas (ano letivo 2016/2017)