Avaliação da leitura e da escrita com foco no nível (sub)lexical - descodificação e codificação

APRESENTAÇÃO

Em última instância, ler e escrever é compreender e escrever textos (Cadime et al., 2012, Viana et al., 2017, Barbeiro, 2007, e outros autores), contudo, o processo de aprendizagem desta competência pressupõe dois níveis, o elementar e o avançado (Alves, 2022). No nível elementar, observam-se operações alfabéticas (sensoriais e mentais – psicomotoras, cognitivas e intelectuais) em torno da unidade palavra (nível sublexical e lexical) e focadas em três dimensões (a gráfica, a ortográfica e a fonológica), tanto de leitura (descodificação) como de escrita (codificação), parcialmente contempladas nos aspetos de fluência leitora e escrita pré-compositiva, comummente descritos na literatura. No nível avançado, observam-se operações lecto-escreventes (mentais - cognitivas e intelectuais) em torno da unidade texto (nível lexical e textual), tanto de leitura (compreensão leitora) como de escrita (escrita compositiva). Neste curso, desenvolvem-se e aprofundam-se conhecimentos de avaliação da leitura e da escrita com foco em competências de descodificação e codificação no nível (sub)lexical, com maior expressão cognitivo-linguística do domínio fonológico e suas interfaces (morfologia, semântica lexical e léxico).

OBJETIVOS

  • Compreender os pressupostos da avaliação da leitura e da escrita com foco no nível (sub)lexical - descodificação e codificação
  • Compreender, aplicar e interpretar resultados dessa avaliação, em crianças sem ou com patologias, como a Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem, a Dislexia, a Disortografia e outras alterações afins (da aprendizagem ou outras)
  • Transferir os resultados dessa avaliação para um plano de intervençã

ESTRUTURA CURRICULAR

  • Nível (sub)lexical da leitura e da escrita (descodificação e codificação) – definição, pressupostos, modelos de processamento e avaliação clínica
  • Recursos, ferramentas e instrumentos de avaliação da leitura e da escrita a nível (sub)lexical - descodificação e codificaçã

DURAÇÃO E TOTAL DE CRÉDITOS ECTS

  • 6 horas de contacto (2h T, 2h TP, 2h PL) 21 horas de trabalho autónomo
  • 1 ECTS

RESPONSABILIDADE DO CURSO

CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E PERÍODO DE FUNCIONAMENTO

  • 14 de abril 19:00h-22:00h e 15 de abril 10:00h-13:00h, online (plataforma ZOOM/Colibri), em link a indicar pelo coordenador do curso
  • 6 horas de contacto (2h T, 2h TP, 2h PL)
  • 21 horas de trabalho autónomo

VAGAS

  • Número de vagas: 30
  • Número mínimo de matriculados para funcionamento: 8

PROPINA

O valor a pagar pelo curso é de 90€, que inclui o valor da Propina (25€) e dos emolumentos (65€ =25€ taxa de candidatura + 25€ taxa de matrícula que inclui o seguro + 15€ certidão de desempenho escolar/certificado de microcredencial). Ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência, os candidatos das organizações com quem o IPS tem um acordo PRR estão isentos da propina (número 9 do ponto F do Despacho nº81/Presidente/2022), e isentos dos emolumentos respetivos, de acordo com a Resolução do Conselho de Gestão de Outubro de 2022. Caso não haja garantia de pagamento, por parte da entidade empregadora, do seguro escolar, o participante pagará 2,5€. A taxa de candidatura e de matrícula (caso se efetive) só será devolvida em caso de não funcionamento do curso.

PRAZOS DE CANDIDATURAS

  • Calendário de candidaturas: De 16 a 31 de Janeiro de 2023
  • Envio da lista ordenada dos candidatos a acesso e da lista de candidatos a reingresso, para homologação: Dia 10 de Fevereiro 2023
  • Afixação das listas dos candidatos: Dia 13 Fevereiro 2023
  • Período de reclamações: Dias 14 e 15 de Fevereiro 2023
  • Decisão sobre as reclamações: Dia 22 de Fevereiro 2023
  • Matrícula e inscrição: Dias 1 e 2 de Março de 2023 (matrícula online)
  • Início das aulas: 14 de abril de 2023

EDITAL | CANDIDATURA