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Consciência Fonológica – Instrumento de Rastreio e Avaliação

O ConF.IRA: Consciência Fonológica – Instrumento de Rastreio e Avaliação é um instrumento de avaliação da Consciência Fonológica destinado a crianças dos 3 aos 9 anos de idade, criado por uma equipa de investigadoras da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa e do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.

O ConF.IRA foi construído para apoiar profissionais de saúde, como terapeutas da fala, e profissionais de educação, como educadores de infância, professores de 1º ciclo do Ensino Básico e professores de Educação Especial, na sua prática profissional, em particular, na avaliação de competências linguísticas das crianças com quem trabalham.

O instrumento permite avaliar diferentes dimensões da Consciência Fonológica, como a Consciência de Palavra, a Consciência Silábica, a Consciência Intrassilábica, a Consciência Fonémica e a Consciência de Acento, através de vários tipos de tarefas (segmentação, síntese, supressão, inversão e identificação) e de dois tipos de estímulos linguísticos – palavras e pseudo-palavras.

O ConF.IRA passou por várias etapas de desenvolvimento, tendo tido diferentes versões; a mais recente apresenta-se também em formato digital – (e)ConF.IRA

Investigadoras:

  • Ana Castro –  Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal
  • Dina Caetano Alves – Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal
  • Susana Correia – Universidade Nova de Lisboa
  • Célia Soares – Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal
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Escola Superior de Saúde - ESS/IPS

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