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Mestrado em Terapia da Fala

    Detalhes do curso

  • Objetivos do curso

    A presente proposta de curso de Mestrado Terapia da Fala apresenta um plano de estudos adaptável, que pretende ir ao encontro das necessidades de formação pós-graduada dos terapeutas da fala.

    O plano de estudos é inovador, pois não contempla percursos pré-definidos que condicionem à partida os percursos formativos do estudante a uma área de intervenção específica e/ou a uma população específica. No 1º ano, os estudantes desenvolvem competências avançadas em áreas transversais da Terapia da Fala em termos de: (i) análise crítica e desenvolvimento de instrumentos de avaliação e de intervenção, (ii) prática baseada na evidência e evidência baseada na prática, (iii) modelos de atuação (níveis operacionais de intervenção incluindo os preventivos, em grupo e/ou individual, presencial e/ou à distância, com e/ou sem recurso a tecnologias, com recurso a práticas colaborativas multiprofissionais, com foco no utente e na capacitação do mesmo, dos seus cuidadores e/ou família, entre outros aspetos). Paralelamente, os estudantes desenvolvem competências especializadas, individualizando o seu percurso a partir das opções disponibilizadas em áreas de especialidade: fala, linguagem (oral e escrita), fluência, voz e deglutição, em crianças e/ou adultos. Ainda no 1º ano, os estudantes sistematizam e aprofundam conteúdos que lhes permitirão planear e executar os seus projetos, bem como adotar mecanismos sistematizados para a conceção e monitorização das suas práticas clínicas. No 2º ano, os estudantes finalizam o ciclo de estudos, optando por desenvolver uma dissertação ou um trabalho de projeto, refletindo os seus interesses e motivações, e/ou a sua experiência e necessidades em termos de prática profissional. Neste processo, refinam as suas competências de investigação, contribuindo para a transferência e aplicação original de conhecimentos à Terapia da Fala.

    O modelo de ensino-aprendizagem deste curso é misto (b-learning), presencial e à distância (com aulas síncronas), compatível com diferentes perfis de estudantes, a exercer ou não atividade profissional. As unidades curriculares contemplam metodologias de ensino-aprendizagem diversificadas, com articulação entre teoria e prática, e a participação ativa dos estudantes, permitindo a aplicação de conhecimentos a situações concretas e a sua generalização a outras homólogas.

    O corpo docente é qualificado (maioritariamente constituído por doutorados e especialistas) e multiprofissional (terapeutas da fala, psicólogos, linguistas, médicos e outros profissionais).

  • Escola

    ESS - Escola Superior de Saúde

  • Regime de estudo

    PRESENCIAL

  • Valor da propina

    -

  • Objetivos da aprendizagem e competências a desenvolver

    Os estudantes devem desenvolver: conhecimentos avançados em áreas de especialidade da Terapia da Fala, de modo a sustentar o raciocínio crítico e desenvolver competências especializadas;
    raciocínio clínico avançado na análise do processo de avaliação em Terapia da Fala e seus efeitos no diagnóstico, no planeamento e na implementação da intervenção;
    competência para conceber e implementar planos de intervenção individualizados, integrando a análise crítica da evidência disponível e os riscos e benefícios da intervenção;
    reflexão crítica do seu desempenho e de outros envolvidos nos contextos de prática, utilizando essa reflexão para informar a prática futura e o desenvolvimento pessoal e profissional;
    capacidade para planear e implementar projetos de investigação aplicada a contextos de estudo ou de trabalho complexos, contribuindo para a consolidação e desenvolvimento de conhecimentos e práticas profissionais em áreas de especialidade da Terapia da Fala.

  • Saídas profissionais

    Prestação de cuidados nas perturbações da comunicação humana (problemas de voz, fluência, articulação, fala, linguagem ou comunicação) ou deglutição, em crianças, adolescentes, adultos ou idosos. A atividade profissional distribui-se pelos seguintes contextos:
    Hospitais;
    Centros de Saúde;
    Centros de Reabilitação;
    Clínicas e Gabinetes Privados;
    Escolas e Jardins de Infância;
    Equipas de Intervenção Precoce;
    Instituições de Educação Especial;
    Serviços de apoio a pessoas idosas;
    Saúde profissional;
    Centros de Educação e de Investigação e;
    Exercício liberal

  • Coordenador/a do curso

    Dina Paula Jorge Caetano Alves

  • Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

    O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuado de acordo com o Regulamento Académico do Instituto Politécnico de Setúbal

  • Condições de acesso e ingresso

    Os candidatos deverão ser:
    a) Titulares do grau de licenciado em Terapia da Fala ou equivalente legal;
    b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro em Terapia da Fala conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este processo;
    c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Terapia da Fala pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
    d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos.


    A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

  • Requisitos para obtenção da qualificação

    Obtenção de aprovação em 19 Unidades Curriculares obrigatórias, 4 unidades curriculares opcionais, e ainda a realização de Dissertação/ Trabalho de Projeto (30ECTS) com discussão publica

  • Enquadramento legal e acreditação

    Declaração de Retificação n.º 183/2023 de 6 de março

  • Acesso a níveis de estudos superiores

    O grau de mestre permite o acesso ao 3º Ciclos de estudos, nos termos descritos na secção 8

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Escola Superior de Saúde - ESS/IPS

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