Aprendizagem em Ambiente Simulado nos Contextos de Cuidados Especializados em Enfermagem
-
Objetivos do curso
-
-
Escola
ESS - Escola Superior de Saúde
-
Regime de estudo
presencial
-
Objetivos da aprendizagem e competências a desenvolver
No final da microcredencial, os participantes deverão ser capazes de:
• Integrar conhecimentos clínicos na gestão de cenários simulados, demonstrando raciocínio clínico estruturado e capacidade de priorização.
• Tomar decisões sustentadas em evidência, ajustadas à complexidade e especificidades dos cuidados especializados.
• Aplicar estratégias de comunicação eficaz com a pessoa, família e equipa multidisciplinar, adequadas a contextos de elevada exigência.
• Atuar de forma segura e coordenada em situações críticas simuladas, demonstrando competências de liderança, cooperação e gestão do erro.
• Reconhecer sinais de deterioração clínica e intervir de forma atempada em cenários representativos da prática especializada.
• Participar em processos de briefing e debriefing de forma reflexiva, identificando pontos fortes e áreas de melhoria na sua atuação.
• Transferir aprendizagens da simulação para a prática clínica real, reforçando a segurança, a qualidade e a consistência dos cuidados prestados. -
Saídas profissionais
-
-
Coordenador/a do curso
-
-
Reconhecimento da Aprendizagem Prévia
Com supervisão, presencial com verificação de identidade
-
Condições de acesso e ingresso
Enfermeiros de cuidados gerais e especialistas de qualquer área de especialização.
Estudantes de Mestrado em EnfermagemA informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página de candidaturas.
-
Requisitos para obtenção da qualificação
VI - Licenciatura
-
Enquadramento legal e acreditação
-
Detalhes do curso
-
Selecionar Ano Letivo:
-
Tipo de Curso
Curso Breve conferente Microcredencial
-
Qualificação Atribuída
Curso Breve conferente Microcredencial
-
Duração
27 Horas
-
Créditos ECTS
1.0
-
Efetuar candidatura
Candidatura
