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Metodologias de Investigação em Saúde e Estatística Aplicada

    Detalhes do curso

  • Conhecimentos de Base Recomendados

    -

  • Objetivos

    No final desta UC, o estudante deverá ser capaz de: O1. Discutir criticamente diferentes tipologias e metodologias de estudos primários e secundários e a sua aplicabilidade para a investigação em saúde. O2. Reconhecer os elementos necessários para a elaboração de um projeto de investigação em saúde. O3. Planear e aplicar análise estatística descritiva e inferencial com recurso ao SPSS. O4. Descrever, apresentar e interpretar dados através de diferentes formatos.

  • Métodos de Ensino

    As aulas terão metodologias de carácter expositivo e ativo, como think-pair-share e aprendizagem baseada em equipas, com feedback pelos docentes e/ou pares. Sempre que aplicável, serão utilizadas tecnologias digitais, como o Padlet e o Mentimeter (ou equivalente). Os softwares Microsoft Excel e SPSS Statistics serão necessários para as aulas práticas sobre estatística aplicada. O estudo autónomo será incentivado pela disponibilização de perguntas orientadoras de estudo e através de tarefas facultativas.

  • Estágio(s)

    Não

  • Programa

    C1. Análise dos principais tipos de investigação em saúde e diretrizes para a sua comunicação. C2. Princípios éticos, deontologia profissional e proteção de dados em investigação em saúde. C3. Registo de protocolos de investigação em saúde. C4. Fundamentos da estatística descritiva e inferencial. C5. Planeamento e elaboração de bases de dados no SPSS. C6. Comparação de contagens e proporções. Testes paramétricos e não paramétricos para comparar populações a partir de amostras independentes. Testes paramétricos e não paramétricos para comparar populações a partir de amostras emparelhadas. Análise de componentes principais. Análise fatorial. Análise de clusters. Escalonamento multidimensional. Análise discriminante. Regressão linear. Regressão categorial. C7. Comunicação de resultados em saúde através de diferentes formatos (escrito, tabelas, gráficos de diferentes tipos).

  • Demonstração de conteúdos

    O objetivo de aprendizagem 1 (O1) será alcançado através do trabalho desenvolvido no conteúdo 1 (C1). O objetivo de aprendizagem 2 (O2) será alcançado através do trabalho desenvolvido nos conteúdos 1, 2 e 3 (C1, C2, C3). O objetivo de aprendizagem 3 (O3) será alcançado através do trabalho desenvolvido nos conteúdos 4, 5 e 6 (C4, C5, C6). O objetivo de aprendizagem 4 (O4) será alcançado através do trabalho desenvolvido no conteúdo 7 (C7).

  • Demonstração da metodologia

    O1. Metodologias expositivas, think-pair-share, aprendizagem baseada em equipas e feedback. O2. Metodologias expositivas, think-pair-share, aprendizagem baseada em equipas e feedback. O3. Metodologias expositivas, aprendizagem baseada em equipas e feedback. O4. Metodologias expositivas, aprendizagem baseada em equipas e feedback. Para promover maior participação nas aulas, serão ainda utilizadas tecnologias digitais, como o Mentimeter, sempre que possível. O Padlet será utilizado para partilha de recursos de interesse.

  • Docente(s) responsável(eis)

    -

  • Métodos de Avaliação

    Avaliação Contínua
    Prova escrita sobre estatística aplicada à investigação em saúde, individual. (40.0%)
    Prova escrita sobre metodologias de investigação em saúde, individual. (60.0%)
    Avaliação Contínua
    Desempenho em aula prática. (10.0%)
    Prova prática de estatística aplicada. (60.0%)
    Trabalho escrito, em equipa, com avaliação pelo docente (do resultado) e pelos estudantes (do seu desempenho/colaboração na equipa). Preparação da documentação necessária para solicitar um pedido de parecer a uma Comissão de Ética, respeitando o RGPD, e registo do protocolo. (30.0%)
    Avaliação por exame
    Exame prático. (50.0%)
    Exame teórico-prático. (50.0%)

  • Bibliografia

    Bowling, A. (2023). Research Methods in Health. (5th ed.). McGraw Hill. Jacobsen, K. H. (2017). Introduction to health research methods. (2nd ed.). Jones & Bartlett Learning. Ranganathan, P., & Aggarwal, R. (2018). Study designs: Part 1 - An overview and classification. Perspectives in Clinical Research, 9(4), 184-186. doi: 10.4103/picr.picr_124_18. Aggarwal, R., & Ranganathan, P. (2019). Study designs: Part 2 – Descriptive studies. Perspectives in Clinical Research, 10(1), 34-36. doi: 10.4103/picr.PICR_154_18 Equator network. (2023, October 17). Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research. https://www.equator-network.org Ma, L. L., Wang, Y. Y., Yang, Z. H., Huang, D., Weng, H., & Zen, X. T. (2020). Methodological quality (risk of bias) assessment tools for primary and secondary medical studies: what are they and which is better?. Military Medical Research, 7:7.

  • Código

    02101332

  • Modo de Ensino

    PRESENCIAL

  • ECTS

    4.0

  • Duração

    Semestral

  • Horas

    15h Teóricas

    15h Teórico-Práticas

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Escola Superior de Saúde - ESS/IPS

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