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Prática Avançada em Fisioterapia no Desporto II

    Detalhes do curso

  • Conhecimentos de Base Recomendados

    -

  • Objetivos

    No final da unidade curricular, cada estudante deverá ser capaz de: O1. Reconhecer a epidemiologia e as características clínicas das disfunções da anca no desporto, a sua avaliação e os procedimentos de tratamento baseados em evidência. O2. Reconhecer a epidemiologia e as características clínicas das disfunções do joelho no desporto, a sua avaliação e os procedimentos de tratamento baseados em evidência. O3. Reconhecer a epidemiologia e as características clínicas das disfunções do tornozelo e do pé no desporto, a sua avaliação e os procedimentos de tratamento baseados em evidência. O4. Demonstrar conhecimentos no tratamento e reabilitação de lesões desportivas, com neurodinâmica. O5. Demonstrar conhecimentos no tratamento e reabilitação de lesões desportivas, com manipulação articular. O6. Avaliar e tratar lesões associadas à prática desportiva pediátrica. O7. Avaliar e tratar lesões associadas à prática desportiva no desporto adaptado.

  • Métodos de Ensino

    As atividades de aprendizagem baseiam-se em dois modelos de aprendizagem, incluindo a aprendizagem baseada em problemas e a abordagem de sala de aula invertida, promovendo a iniciativa do estudante, a reflexão crítica e a sua participação ativa. As aulas teórico-práticas (TP) têm um carácter expositivo e interativo adaptado aos conteúdos programáticos, com recurso a ferramentas tecnológicas. As aulas práticas (PL) têm um carácter laboratorial procurando sempre a participação efetiva dos estudantes através da análise de estudos de caso, questões e problemas promovidos pelo docente e pelos estudantes.

  • Estágio(s)

    Não

  • Programa

    C1. Prática Avançada no Desporto em Disfunções da Anca C2. Prática Avançada no Desporto em Disfunções do Joelho C3. Prática Avançada no Desporto em Disfunções do Tornozelo e Pé C4. Neurodinâmica em Condições Desportivas C5. Manipulação Articular em Condições Desportivas C6. Avaliação e Tratamento de Disfunções Pediátricas no Desporto C7. Avaliação e Tratamento de Disfunções no Desporto Adaptado

  • Demonstração de conteúdos

    O objetivo de aprendizagem 1 (O1) será alcançado através do trabalho desenvolvido no conteúdo programático 1 (C1). O objetivo de aprendizagem 2 (O2) será alcançado através do trabalho desenvolvido no conteúdo programático 2 (C2). O objetivo de aprendizagem 3 (O3) será alcançado através do trabalho desenvolvido no conteúdo programático 3 (C3). O objetivo de aprendizagem 4 (O4) será alcançado através do trabalho desenvolvido no conteúdo programático 4 (C4). O objetivo de aprendizagem 5 (O5) será alcançado através do trabalho desenvolvido no conteúdo programático 5 (C5). O objetivo de aprendizagem 6 (O6) será alcançado através do trabalho desenvolvido no conteúdo programático 6 (C6). O objetivo de aprendizagem 7 (O7) será alcançado através do trabalho desenvolvido no conteúdo programático 7 (C7).

  • Demonstração da metodologia

    Os Objetivos de Aprendizagem 1, 2, 3, 4 e 5 (O1, O2, O3, O4 e O5) serão alcançados através de trabalho desenvolvido com estratégias de sala de aula invertida, seguindo pressupostos inerentes à metodologia de blended learning. Os Objetivos de Aprendizagem 6 e 7 (O6 e O7) serão alcançados através de trabalho desenvolvido com aprendizagem baseada em problemas, seguindo pressupostos inerentes à metodologia blended learning.

  • Docente(s) responsável(eis)

    -

  • Métodos de Avaliação

    Avaliação Contínua
    M1 – E1: Trabalho escrito, avaliado pelo docente com autoavaliação e avaliação pelos pares (TP:56,67%) – durante o período de aula. (56.67%)
    M2 – E2: Apresentação oral, avaliada pelo docente com auto avaliação e avaliação pelos pares (P:28,33%) – durante o período de aulas. (28.33%)
    M3 – E3: Assiduidade e participação nas aulas (TP: 10% + P: 5%) – durante o período de aulas. (15.0%)
    Avaliação por exame
    Teste escrito (100.0%)

  • Bibliografia

    Eastwood, D. and Vishnubala, D. (2023). Sport and Exercise Medicine: An Essential Guide. CRC Press, Taylor & Francis Group. Wendel I. and Wyss, J. (2020). Home Exercise Programs for Musculoskeletal and Sports Injuries: The Evidence-Based Guide for Practitioners. Springer Publishing Company. Sarwark, J. and LaBella, C. (2021) Pediatric Orthopaedics and Sports Injuries: A Quick Reference Guide, 3rd Edition. American Academy of Pediatrics. Roger, B. and Skaf, A. (2017). Muscle Injuries in Sport Athletes: Clinical Essentials and Imaging Findings. Springer International Publishing. Doral, M. and Karlsson, J. (2015). Sports Injuries Prevention, Diagnosis, Treatment and Rehabilitation. 2nd Edition, Springer Heidelberg. Shacklock, M. et al (2005) – “Clinical Neurodynamics – A new System of Musculoskeletal Treatment”. ISBN 978-0-7506-5456-2 Elsevier Ltd.

  • Código

    02101343

  • Modo de Ensino

    PRESENCIAL

  • ECTS

    10.0

  • Duração

    Semestral

  • Horas

    20h Práticas e Laboratórios

    35h Seminário

    35h Teórico-Práticas

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