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Exercício em Fisioterapia no Desporto I

    Detalhes do curso

  • Conhecimentos de Base Recomendados

    -

  • Objetivos

    Depois de realizar esta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: O1. Analisar e avaliar criticamente as evidências fisiológicas relacionadas ao exercício; O2. Compreender a importância das cargas de treino ideais, da recuperação e das potenciais más adaptações ao exercício; O3. Desenvolver uma apreciação crítica acerca dos testes de exercício nas populações geral e de atletas; O4. Aconselhar sobre práticas e intervenções nutricionais adequadas para exercício e desempenho; O5. Discutir criticamente os efeitos dos fatores ambientais no exercício e no desempenho.

  • Métodos de Ensino

    Ensino teórico-prático: metodologia expositiva, interrogativa, colaborativa e ativa. Ensino prático: metodologia interrogativa, demonstrativa e ativa.

  • Estágio(s)

    Não

  • Programa

    C1. Exercício agudo e respostas dos sistemas biológicos; C2. Adaptações crónicas ao exercício – as adaptações centrais e periféricas às intervenções de treino, incluindo más adaptações e recuperação; C3. Testes de exercício - avaliação da capacidade física, comparação e interpretação de dados de campo e de laboratório; C4. Nutrição - princípios de uma alimentação equilibrada em relação às necessidades atléticas, importância da hidratação e eficácia dos suplementos nutricionais e auxiliares ergogénicos; C5. Fisiologia ambiental - as exigências e adaptações fisiológicas relacionadas ao exercício e desempenho em condições ambientais extremas.

  • Demonstração de conteúdos

    Os objetivos de aprendizagem 1 e 2 (O1 e O2) serão atingidos mediante o trabalho desenvolvido nos conteúdos programáticos 1 e 2 (C1 e C2). O O3 será alcançado através do trabalho desenvolvido no contexto do C3. O C4 contribuirá para se cumprir o O4. Por fim, o O5 será atingido com base no trabalho em C5.

  • Demonstração da metodologia

    Ensino teórico-prático: metodologia expositiva, interrogativa, colaborativa e ativa – Objetivos 1, 2 e 4. Ensino prático: metodologia interrogativa, demonstrativo e ativa – Objetivos 3 e 5.

  • Docente(s) responsável(eis)

    -

  • Métodos de Avaliação

    Avaliação Contínua
    A avaliação de cada estudante será realizada através de um estudo de caso escrito onde são analisadas criticamente as respostas ao exercício num determinado contexto desportivo, num atleta com uma limitação funcional tendo por base o padrão de normalidade à luz da melhor evidência científica (100.0%)
    Avaliação por exame
    Teste escrito (100.0%)

  • Bibliografia

    Kenney, W.L.; Wilmore, J.H.; Costill, D.I. (2022) Physiology of Sport and Exercise. 8th Edition. Human Kinetics Publishers. ACSM (2023) ACSM’s Exercise Testing and Prescription. 2nd Edition. Wolters Kluwer: Lippincott Williams & Wilkins.

  • Código

    02101368

  • Modo de Ensino

    PRESENCIAL

  • ECTS

    6.0

  • Duração

    Semestral

  • Horas

    30h Teóricas

    15h Teórico-Práticas

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Escola Superior de Saúde - ESS/IPS

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