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Prevenção de Lesões Desportivas

    Detalhes do curso

  • Conhecimentos de Base Recomendados

    -

  • Objetivos

    No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de O1. Compreender a análise abrangente das lesões e da função desportiva O2. Reconhecer a amplitude de movimentos específicos e reconhecer os exercícios corretivos necessários O3. Compreender as necessidades de manutenção do corpo na prática desportiva para promover a redução do risco de lesões O4. Compreender a gestão de estratégias de recuperação desportiva e reconhecer os princípios da prática desportiva para evitar a sobrecarga no treino O5. Identificar métodos de registo de lesões na investigação epidemiológica desportiva O6. Reconhecer e avaliar criticamente os programas de prevenção de lesões C7. Demonstrar conhecimento dos efeitos baseados em evidência dos programas de prevenção sobre o desempenho desportivo O8. Planear, apresentar e implementar intervenções que visem a prevenção de lesões no desporto C9. Descrever as lesões desportivas pediátricas para adaptar adequadamente os programas de prevenção de lesões.

  • Métodos de Ensino

    As atividades de aprendizagem baseiam-se em modelos diversificados, incluindo a aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida e no modelo de aprendizagem baseada em projetos, promovendo a iniciativa dos alunos, a reflexão crítica e a sua participação ativa. As aulas teórico-práticas (TP) têm um carácter expositivo e interativo adaptado aos conteúdos programáticos, com recurso a ferramentas tecnológicas. As aulas práticas (PL) têm um carácter laboratorial procurando sempre a participação efetiva dos alunos através da análise de estudos de caso, questões e problemas promovidos pelo professor e pelos estudantes.

  • Estágio(s)

    Não

  • Programa

    C1. Biomecânica da função desportiva e da lesão C2. Amplitude de movimento e exercício corretivo C3. Manutenção corporal e prevenção de lesões C4. Gestão da recuperação desportiva e evitar o excesso de treino C5. Registo de lesões e de doenças C6. Componentes dos programas de prevenção de lesões Que identifiquem os diferentes componentes dos mais variados programas de prevenção de lesões e que os saibam aplicar consoante a epidemiologia de lesões das várias modalidades desportivas C7. Efeitos dos programas de prevenção de lesões no desempenho C8. Implementação da prevenção no desporto C9. Aspetos especiais da prevenção de lesões desportivas em crianças e adolescentes

  • Demonstração de conteúdos

    Objetivo de aprendizagem 1(O1) será alcançado através do trabalho desenvolvido no conteúdo programático 1(C1) Objetivo de aprendizagem 2(O2) será alcançado através do trabalho desenvolvido no conteúdo programático 2(C2) Objetivo de aprendizagem 3(O3) será alcançado através do trabalho desenvolvido no conteúdo programático 3(C3) Objetivo de aprendizagem 4(O4) será alcançado através do trabalho desenvolvido no conteúdo programático 4(C4) Objetivo de aprendizagem 5(O5) será alcançado através do trabalho desenvolvido no conteúdo programático 5(C5) Objetivo de aprendizagem 6(O6) será alcançado através do trabalho desenvolvido no conteúdo programático 6 (C6) Objetivo de aprendizagem 7(O7) será alcançado através do trabalho desenvolvido no conteúdo programático 7(C7) Objetivo de aprendizagem 8(O8) será alcançado através do trabalho desenvolvido no conteúdo programático 8(C8) Objetivo de aprendizagem 9(O9) será alcançado através do trabalho desenvolvido no conteúdo programático 9(C9)

  • Demonstração da metodologia

    Os objetivos de aprendizagem 1, 2 e 3 (O1, O2 e O3) serão alcançados através de trabalho desenvolvido com aprendizagem baseada em problemas, seguindo pressupostos inerentes à metodologia de ensino blended learning; Os objetivos de aprendizagem 4 e 5 (O4 e O5) serão alcançados através de trabalho desenvolvido com estratégias de sala de aula invertida, seguindo pressupostos inerentes à metodologia de ensino blended learning. O uso da aprendizagem baseada em projetos contribuirá para alcançar os objetivos de aprendizagem O6, O7, O8 e O9.

  • Docente(s) responsável(eis)

    -

  • Métodos de Avaliação

    Avaliação Contínua
    M1 – E1: Trabalho escrito, avaliado pelo docente com autoavaliação e avaliação pelos pares – durante o período de aula. (50.0%)
    M2 – E2: Apresentação oral, avaliada pelo docente com autoavaliação e avaliação pelos pares – durante o período de aulas. (50.0%)
    Avaliação por exame
    Teste escrito (100.0%)

  • Bibliografia

    DeMorest, R. et al. (2021). Pediatric Collections - Sports Medicine Playbook, American Academy of Pediatrics. Prentice, W. (2021). Principles of Athletic Training: A Guide to Evidence-Based Clinical Practice (17th Edition). McGraw-Hill Education. Prentice, W. (2020) Essentials of Athletic Injury Management. (11th Edition). McGraw-Hill Education. Prentice, W. (2020). Rehabilitation techniques for sports medicine and athletic training. (7th Edition). SLACK Incorporated. Morin, J. and Samozino, P. (2018). Biomechanics of Training and Testing: Innovative Concepts and Simple Field Methods. Springer International Publishing.

  • Código

    02101379

  • Modo de Ensino

    PRESENCIAL

  • ECTS

    4.0

  • Duração

    Semestral

  • Horas

    15h Teóricas

    15h Teórico-Práticas

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Escola Superior de Saúde - ESS/IPS

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