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Análise Crítica da Evidência

    Detalhes do curso

  • Conhecimentos de Base Recomendados

    -

  • Objetivos

    Esta unidade curricular desenvolve competências para analisar criticamente a evidência científica publicada e julgar da utilidade da sua integração nas decisões clínicas que assegurem melhores resultados para a saúde de utentes/populações (formulação de questões, pesquisa avançada, análise crítica, implementação e monitorização), considerando diferentes áreas da intervenção clínica em fisioterapia no desporto (diagnóstico, instrumentos de avaliação da mudança da condição de saúde, prognóstico e tratamento).

  • Métodos de Ensino

    Ao longo da unidade curricular irão decorrer aulas teóricas, aulas teórico-práticas e aulas em regime tutorial, em formato misto, presencial e online, juntamente com o desenvolvimento de trabalhos, pesquisa de informação, apresentação e discussão de artigos científicos, e estudo individual.

  • Estágio(s)

    Não

  • Programa

    Análise crítica de estudos primários de: intervenção (significância estatística e importância clínica); diagnóstico (sensibilidade, especificidade, valor preditivo e rácios de probabilidade); prognóstico (fatores e modelos de prognóstico; fatores modificadores do efeito); instrumentos de medida de resultados. Análise crítica de revisões sistemáticas e meta-análises de diagnostico, prognóstico e intervenção; Barreiras e estratégias facilitadoras para a implementação da evidência na tomada de decisão clínica;

  • Demonstração de conteúdos

    Os conteúdos programáticos estão organizados para facilitar a análise crítica das revisões sistemáticas e meta-análises com enfoque na utilidade clínica dos resultados da evidência para a prática clínica avançada dos fisioterapeutas. Os conteúdos incluem o estudo de revisões sistemáticas acerca de diferentes áreas da prática clínica dos fisioterapeutas, incluindo a análise e discussão dos seus objetivos, aspetos metodológicos, e resultados reportados.

  • Demonstração da metodologia

    As metodologias utilizadas na unidade curricular privilegiam a aprendizagem ativa. Os estudantes realizam exercícios orientados de pesquisa e analisam criticamente em pequenos grupos diferentes tipos de revisões sistemáticas e/ou meta- análises. As didáticas utilizadas potenciam ainda a aprendizagem colaborativa com os pares, centrada na resolução das tarefas relativas ao desenvolvimento da análise critica de revisões sistemáticas/ meta análises, nomeadamente, o planeamento e realização da pesquisa, a seleção e análise crítica, a análise dos resultados e a comunicação dos resultados de forma clara e coerente. Desta forma, quer as diferentes tipologias de aulas quer as tarefas a desenvolver contribuem para a aquisição e desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem definidos.

  • Docente(s) responsável(eis)

    -

  • Métodos de Avaliação

    Avaliação Contínua
    A avaliação será realizada por grupos de dois estudantes, e consta da entrega documental e apresentação e consequente discussão, em formato online, de uma análise crítica de uma revisão sistemática com/sem meta-análise, aos seus pares e docentes, acerca de um problema/condição no âmbito da fisioterapia no desporto que os estudantes considerem relevante para a sua prática clínica. (60.0%)
    Uma reflexão individual acerca das barreiras e estratégias facilitadoras da implementação dos resultados da revisão sistemática/ meta- análise desenvolvida na Atividade 1 (40.0%)

  • Bibliografia

    Bero L. (2019). Getting the systematic review basics right helps clinical practice: 4 common pitfalls for systematic review authors to avoid. Br J Sports Med, 53. Guyatt, G.H. et al. (2008). Users' Guides to the Medical Literature: A Manual for Evidence-Based Clinical Practice (2nd ed) McGraw-Hill: New York. Grindem H, Mansournia MA, Øiestad BE, Ardern CL. Was it a good idea to combine the studies? Why clinicians should care about heterogeneity when making decisions based on systematic reviews. Br J Sports Med. 2019 Apr;53(7):399-401. doi: 10.1136/bjsports-2018- 099516. Epub 2018 Jul 25. PMID: 30045836. Herbert, R., et al. (2011). Practical Evidence-Based Physiotherapy. Elsevier Churchill Livingstone.? Higgins JPT, Thomas J, Chandler J, Cumpston M, Li T, Page MJ, Welch VA (editors). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions version 6.0 (updated July 2019): www.training.cochrane.org/handbook

  • Código

    02101396

  • Modo de Ensino

    PRESENCIAL

  • ECTS

    4.0

  • Duração

    Semestral

  • Horas

    6h Orientação Tutorial

    6h Práticas e Laboratórios

    12h Teóricas

    6h Teórico-Práticas

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Escola Superior de Saúde - ESS/IPS

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