
Prática Clínica Especializada em Fisioterapia no Desporto
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Conhecimentos de Base Recomendados
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Objetivos
Com esta UC pretende-se que o estudante implemente um modelo de prática seguro, reflexivo e autónomo, e desenvolva a integração do conhecimento, as capacidades de raciocínio clínico avançado e as competências técnicas específicas, na avaliação, intervenção e prevenção de lesões desportivas, no planeamento estruturado para o retorno à atividade e prática desportiva com desempenho otimizado, através de uma abordagem centrada no atleta de todas as idades e capacidades, incluindo a interação multidisciplinar, aspetos culturais, éticos e enquadramentos legais.
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Métodos de Ensino
A metodologia de ensino dominante é a aprendizagem em contexto de prática profissional e mentoria clínica. Neste contexto assume particular importância o estudo individual, fundamental para a reflexão individual do estudante e sua aprendizagem.
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Estágio(s)
Não
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Programa
Elaboração do contrato de aprendizagem - Autoavaliação das necessidades de aprendizagem e planeamento dos objetivos e plano de atividades para a UC. Prática clínica suportada no conhecimento e compreensão de nível aprofundado, ilustrativa de níveis avançados de raciocínio clínico na avaliação, intervenção e prevenção de lesões desportivas, centrados no atleta de todas as idades e capacidades, que integre a melhor evidência científica disponível. Uma prática de interação multidisciplinar, adequada aos requisitos legais, éticos e de conduta desportiva, particularmente no retorno seguro à atividade e prática desportiva com desempenho otimizado. Elaboração de um portfólio centrado na desmonstração de competências representativas de uma prática especializada no âmbito da Fisioterapia no Desporto
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Demonstração de conteúdos
Esta UC está centrada no desenvolvimento de competências de avaliação, intervenção e raciocínio em contexto de prática clínica real, na reflexão crítica e no autodesenvolvimento. Os estudantes têm oportunidade de desenvolver estas competências em colaboração com os seus utentes/atletas, partindo da autoavaliação das necessidades identificadas e desenvolvendo um modelo de prática de acordo com os critérios de aprendizagem estabelecidos.
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Demonstração da metodologia
Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante implemente um modelo de prática reflexivo e autónomo, e desenvolva a integração do conhecimento, as capacidades de raciocínio clínico e as competências técnicas específicas, na implementação de uma prática efetiva e centrada nos problemas do atleta. Através de 150h de prática profissional em contexto real fornece oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento destas competências. A partir de um contrato de aprendizagem que identifica necessidades e objetivos de aprendizagem, o estudante desenvolve o seu perfil de competências com base num trabalho colaborativo com os atletas e com o mentor/ orientador clínico. A especificação das competências a serem demonstradas na atividade avaliativa facilita o feedback acerca da progressão e desempenho do estudante.
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Docente(s) responsável(eis)
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Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
O estudante também deverá elaborar um portefólio, a partir do contrato de aprendizagem definido no início da UC. (50.0%)
Para obter aprovação na UC, o estudante tem de realizar um exame clínico prático com dois atletas, seguido de discussão com o mentor clínico. Este exame pode ser realizado presencialmente ou mediante o envio de sessões de intervenção em formato de vídeo correspondentes à avaliação e tratamento de atletas com condições clínicas associadas à prática desportiva. (50.0%) -
Bibliografia
1. Jones MA, Rivett, DA. Clinical Reasoning in Musculoskeletal Practice. 2nd Edition. Elsevier. 2019. ISBN: 978-0702059766 2. Prentice WE. Rehabilitation Techniques for Sports Medicine and Athletic Training. Slack Incorporated; 7th edition, 2020. ISBN-13: 978- 1630916237 3. Brukner P, Khan K. Brukner & Khan's Clinical Sports Medicine, Revised: Injuries. McGraw Hill / Australia; 5th edition 2017, ISBN-13:978- 1760421663 4. Brukner P, Khan K. CLINICAL SPORTS MEDICINE: THE MEDICINE OF EXERCISE VOL 2. McGraw-Hill Education / Australia; 5th edition, ISBN-13:978-1760420512 5. Butler DS, Moseley GL. Explain Pain. 2nd edition, Noigroup Publications. 2013. ISBN: 978-0-9873426-6-9
Detalhes do curso
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Código
02101403
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Modo de Ensino
PRESENCIAL
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ECTS
20.0
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Duração
Anual
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Horas
150h Estágio