
Dissertação
-
Conhecimentos de Base Recomendados
-
-
Objetivos
Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes aprofundem o conhecimento e compreensão da investigação clínica e desenvolvam capacidade para implementar e gerir um projeto de investigação, realizada sob supervisão de um docente designado, capaz de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento acerca da intervenção da fisioterapia junto da população desportiva.
-
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino incluem seminários, aulas em formato de e-learning, treino laboratorial, estudo independente e acompanhamento tutorial individual.
-
Estágio(s)
Não
-
Programa
Esta unidade curricular é integralmente dedicada à implementação de um plano de trabalhos de investigação conducente à realização e redação da dissertação e inclui: Submissão do protocolo de investigação à Comissão de Ética; Elaboração da documentação para recolha e processamento dos dados; treino de instrumentação laboratorial; análise estatística: A utilização do SPSS: Teste de hipóteses (testes paramétricos e não paramétricos); Regressão linear e logística. Escrita da dissertação e sua apresentação em provas públicas.
-
Demonstração de conteúdos
Os conteúdos programáticos acompanham a implementação do plano de investigação. Considerando os objetivos estabelecidos e a natureza individual do plano de investigação a implementar, os conteúdos programáticos estão organizados em torno das tarefas principais que os estudantes tem de desenvolver ao longo da unidade curricular. Complementarmente são desenhados seminários específicos dedicados à escrita científica, ao processamento e análise dos dados e à apresentação do progresso da investigação.
-
Demonstração da metodologia
Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes aprofundem o seu conhecimento e compreensão, a sua capacidade crítica e reflexiva sobre o tópico em investigação e que demonstrem competências para implementar e gerir um projeto de investigação, capaz de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento na área de intervenção (tratamento/ prognóstico/ diagnóstico) da Fisioterapia no Desporto. Assim, e para os aspetos teóricos abordados nos seminários (escrita científica, processamento e análise dos dados), recorre-se preferencialmente ao método expositivo com interação, e à aprendizagem colaborativa através das apresentações do progresso da investigação aos pares e equipa de orientação. Complementarmente, através da supervisão individual e estudo independente os estudantes são encorajados a desenvolver a sua autodireção/autonomia à medida que progridem na implementação e gestão do seu plano de investigação.
-
Docente(s) responsável(eis)
-
-
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
A avaliação da unidade curricular centra-se exclusivamente na dissertação, assim como na sua apresentação e discussão em provas públicas. (100.0%) -
Bibliografia
Brownson RC, GA Colditz, Proctor EK, Chambers D. Dissemination and Implementation Research in Health: Translating Science to Practice, Oxford University Press; 3rd edition, 2023, ISBN: :978-0197660690 Polgar S, Thomas SA. Introduction to Research in the Health Sciences, Elsevier; 7th edition, 2019, ISBN: 978-0702074936 O'Leary, Z. The essential guide to doing your research project. SAGE Publications Ltd; 4th edition, 2021, ISBN: 978-1529713466 Carter, R. Lubinsky, J. Rehabilitation Research: Principles and Applications. Saunders; 5th edition, 2015, ISBN: 978-1455759798 Marôco, J. Análise estatística com o SPSS Statistics. ReportNumber, 8ª edição, 2021, ISBN: 9789899676374.
Detalhes do curso
-
Código
02101414
-
Modo de Ensino
PRESENCIAL
-
ECTS
40.0
-
Duração
Anual
-
Horas
110h Orientação Tutorial
15h Seminário