Apresentação
A presente proposta de curso de Mestrado Terapia da Fala apresenta um plano de estudos adaptável, que pretende ir ao encontro das necessidades de formação pós-graduada dos terapeutas da fala.
O plano de estudos é inovador, pois não contempla percursos pré-definidos que condicionem à partida os percursos formativos do estudante a uma área de intervenção específica e/ou a uma população específica. No 1º ano, os estudantes desenvolvem competências avançadas em áreas transversais da Terapia da Fala em termos de:
(i) análise crítica e desenvolvimento de instrumentos de avaliação e de intervenção,
(ii) prática baseada na evidência e evidência baseada na prática,
(iii) modelos de atuação (níveis operacionais de intervenção incluindo os preventivos, em grupo e/ou individual, presencial e/ou à distância, com e/ou sem recurso a tecnologias, com recurso a práticas colaborativas multiprofissionais, com foco no utente e na capacitação do mesmo, dos seus cuidadores e/ou família, entre outros aspetos).
Paralelamente, os estudantes desenvolvem competências especializadas, individualizando o seu percurso a partir das opções disponibilizadas em áreas de especialidade: fala, linguagem (oral e escrita), fluência, voz e deglutição, em crianças e/ou adultos.
Ainda no 1º ano, os estudantes sistematizam e aprofundam conteúdos que lhes permitirão planear e executar os seus projetos, bem como adotar mecanismos sistematizados para a conceção e monitorização das suas práticas clínicas. No 2º ano, os estudantes finalizam o ciclo de estudos, optando por desenvolver uma dissertação ou um trabalho de projeto, refletindo os seus interesses e motivações, e/ou a sua experiência e necessidades em termos de prática profissional. Neste processo, refinam as suas competências de investigação, contribuindo para a transferência e aplicação original de conhecimentos à Terapia da Fala.
O modelo de ensino-aprendizagem deste curso é misto (b-learning), presencial e à distância (com aulas síncronas), compatível com diferentes perfis de estudantes, a exercer ou não atividade profissional. As unidades curriculares contemplam metodologias de ensino-aprendizagem diversificadas, com articulação entre teoria e prática, e a participação ativa dos estudantes, permitindo a aplicação de conhecimentos a situações concretas e a sua generalização a outras homólogas.
O corpo docente é qualificado (maioritariamente constituído por doutorados e especialistas) e multiprofissional (terapeutas da fala, psicólogos, linguistas, médicos e outros profissionais).
Objetivos
Os estudantes devem desenvolver:
- conhecimentos avançados em áreas de especialidade da Terapia da Fala, de modo a sustentar o raciocínio crítico e desenvolver competências especializadas;
- raciocínio clínico avançado na análise do processo de avaliação em Terapia da Fala e seus efeitos no diagnóstico, no planeamento e na implementação da intervenção;
- competência para conceber e implementar planos de intervenção individualizados, integrando a análise crítica da evidência disponível e os riscos e benefícios da intervenção;
- reflexão crítica do seu desempenho e de outros envolvidos nos contextos de prática, utilizando essa reflexão para informar a prática futura e o desenvolvimento pessoal e profissional;
- capacidade para planear e implementar projetos de investigação aplicada a contextos de estudo ou de trabalho complexos, contribuindo para a consolidação e desenvolvimento de conhecimentos e práticas profissionais em áreas de especialidade da Terapia da Fala.
Destinatários:
- Titulares do grau de licenciado em Terapia da Fala ou equivalente legal;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro em Terapia da Fala conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro, reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Terapia da Fala pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos
Razões para a escolha do curso
- Inovação, originalidade e singularidade do plano de estudos
Conteúdos direcionados para as diferentes necessidades e/ou interesses dos terapeutas da fala, com atuação junto da população infantil e/ou adulta e idosa.
No 1º ano
> 4 unidades curriculares (UC) de opção de entre:
- várias UC de especialidade em Terapia da Fala na área da linguagem (oral e/ou escrita), fala, fluência, voz e/ou deglutição, com crianças e/ou adultos e idosos
- 2 UC de apoio transversal à prática em Terapia da Fala (Aconselhamento em Terapia da Fala e Linguística aplicada à Terapia da Fala)
> 6 UC obrigatórias (3 em cada semestre):
- 4 UC de áreas transversais à Terapia da Fala (de análise e desenvolvimento de instrumentos de avaliação e intervenção em Terapia da Fala, discussão de casos clínicos e seminários em Terapia da Fala)
- 2 UC de aprofundamento de conteúdos em investigação aplicada à Terapia da Fala
No 2º ano
> 1 UC obrigatória (no 1º semestre):
- UC de Dissertação / Trabalho de Projeto
- Corpo docente qualificado e especializado
Docentes da ESS/IPS, peritos nas áreas em foco – Ana Castro, Ana Mendes, Dina Caetano Alves, Helena Germano, Marina Jesus, Telma Pereira, Sónia Lima – entre outros docentes nacionais e internacionais.
- Flexibilidade do curso – adaptabilidade, modalidade e horário
O curso é flexível do ponto de vista pedagógico, académico e logístico. É compatível com diferentes perfis de estudantes, a exercer ou não atividade profissional, com mais ou menos restrições de horário. O curso destaca-se pela:
- adaptabilidade do plano de estudos
- modalidade de ensino em b-learning
- horário pós-laboral
- Metodologias pedagógicas ativas e discussão de práticas clínicas
- Integração na comunidade académica de uma escola de referência.
Duração:
- 3 semestres | 90 ECTS
Plano de estudos
- Publicação em Diário da República (retificado)
- Plano de Estudos e Fichas de Unidade Curricular – AQUI
Acreditação
Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6 anos
Consulte aqui:
Acreditação A3ES
Candidaturas: AQUI
Direção do Curso
- Dina Caetano Alves – dina.alvesnull@ess.ips.pt
- Helena Germano – helena.germano@ess.ips.pt
Número de vagas
- Número de vagas para Ingresso: 30
- Número mínimo de matriculados necessários para funcionamento: 15
Testemunhos de Estudantes
“O mestrado em formato híbrido foi um grande facilitador para a assistência a todas as disciplinas. Disciplinas muito interessantes e inovadoras, como a de Aconselhamento em Terapia da Fala. Não perca a oportunidade, não se arrependerá!”
Ana Filipa Mateus
Estudante do Mestrado em Terapia da Fala
—–
“Frequentar este mestrado tem sido uma oportunidade de Transformação e evolução. Mais do que adquirir conhecimentos, tem sido um espaço onde me sinto apoiada, desafiada e motivada a evoluir. A proximidade dos professores e o apoio constante entre colegas, colaborativo e enriquecedor. Tem reforçado o meu sentido crítico e consolidado uma prática cada vez mais fundamentada na evidência, com, com impacto direto na qualidade da minha intervenção.”
Sandra Bonito
Estudante do Mestrado em Terapia da Fala
—–
“O Mestrado em Terapia da Fala foi uma opção, uma mais valia e uma combinação excecional de desafio, exigência e crescimento profissional e pessoal.”
Telma Guerreiro
Estudante do Mestrado em Terapia da Fala
——
“O Mestrado em Terapia da Fala foi uma possibilidade para aprofundar áreas como linguagem e fala no adulto, colmatando a falta destas temáticas nas ofertas de mercado na zona da grande Lisboa. O companheirismo da turma e ajuda constante dos professores foram uma mais valia para o sucesso deste primeiro ano.”
Rita Fernandes
Estudante do Mestrado em Terapia da Fala
—–
“O mestrado em Terapia da Fala, pelo IPS, tem sido uma descoberta muito interessante e desafiante. Novas perspetivas, novos desafios e a qualidade da aprendizagem e de todos os professores são, sem dúvida, uma mais-valia. Foi uma ótima decisão e uma escolha certa fazer este mestrado, mesmo a trabalhar e tendo filhos. É possível, porque existe um cuidado e uma compreensão, por parte dos professores, de que muitos de nós já estão no mercado de trabalho. Sei que, como terapeuta da fala, esta aventura me trará uma nova visão sobre a Terapia da Fala, novos conhecimentos e novas conquistas. Se achas que precisas de voltar a olhar e repensar nesta profissão que escolhemos, tenho a certeza de que este mestrado será a mudança de que precisas! Agradeço a todos os professores com quem me cruzei este ano e com quem tive o privilégio de aprender e partilhar conhecimentos e experiências.”
Raquel Lopes
Estudante do Mestrado em Terapia da Fala
——
“O Mestrado em Terapia da Fala permite adquirir conhecimentos aprofundados sobre as melhores práticas de avaliação e intervenção na área. Dispõe de um corpo docente sólido e sempre disponível para apoiar os alunos. A flexibilidade do plano de estudos concede a oportunidade de serem frequentadas as unidades curriculares mais relevantes para a prática clínica. É, sem dúvida, uma mais-valia no desenvolvimento profissional e pessoal.”
Ana Carvalho
Estudante do Mestrado em Terapia da Fala
“Após mais de uma década afastada da área, a vida levou-me de volta à Terapia da Fala, e encontrar este mestrado foi uma oportunidade única. O seu formato flexível, permitindo a escolha das unidades curriculares que melhor se adequam ao meu percurso e interesses, foi um dos fatores que mais me atraiu. Confesso que tinha receio – regressar ao mundo académico depois de tanto tempo e, além disso, conciliar os estudos com a vida profissional não parecia tarefa fácil. No entanto, este mestrado revelou-se uma agradável surpresa, talvez uma das melhores decisões que poderia ter tomado. Não sei se noutra instituição teria tido a sorte de encontrar professores tão dedicados e colegas tão motivadores. Estou rodeada de boas pessoas e excelentes profissionais, cujo maior propósito é garantir que nós, estudantes de mestrado, saiamos mais preparados e enriquecidos de conhecimento. A jornada não é fácil – é exigente e requer trabalho e dedicação – mas o modelo b-learning faz toda a diferença na gestão da vida pessoal, permitindo-me equilibrar as responsabilidades académicas e profissionais – sou alentejana, residente em Évora. Ainda assim, não trocaria as aulas presenciais por nada. Foram elas que criaram laços entre professores e estudantes, fomentando um espírito de equipa que se mantém forte até hoje. Se me perguntassem se repetiria esta experiência, a resposta seria clara: nesta instituição, com este corpo docente e colegas como os atuais, faria outro mestrado sem hesitar!”
Ângela Ai-Ai
Estudante do Mestrado em Terapia da Fala
—–
“Integrar o mestrado em Terapia da Fala na ESS/IPS tem sido uma experiência desafiante e muitíssimo enriquecedora a nível profissional e pessoal. Os conteúdos abordados são bastante atuais e úteis para a prática, os docentes são disponíveis e o espírito de entreajuda dos estudantes uma motivação extra.”
Vera Santos
Estudante do Mestrado em Terapia da Fala
—–
“O mestrado apresenta uma oferta formativa diversificada, permitindo ao terapeuta da fala escolher áreas que melhor se adequam ao seu percurso e interesses de especialização. Combina momentos presenciais e online, ambos relevantes e bem estruturados. Senti-me desde o início muito bem acolhida, tanto pela instituição como pela turma, caracterizada por um forte espírito de entreajuda e motivação. O corpo docente é qualificado, próximo e disponível, ajustando a sua abordagem às necessidades dos estudantes. Integrar este mestrado tem sido uma experiência muito enriquecedora, que recomendo vivamente a quem procura aprofundar conhecimentos e crescer profissionalmente na área da Terapia da Fala.”
Carolina Gois
Estudante do Mestrado em Terapia da Fala
—–
“Frequentar o mestrado em Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal tem sido uma experiência muito enriquecedora, tanto a nível académico como pessoal. Este percurso tem-me permitido aprofundar conhecimentos teóricos e práticos essenciais para uma intervenção clínica mais informada e baseada na evidência. Destaco a qualidade e dedicação do corpo docente, sempre disponível para apoiar e orientar os estudantes, bem como a oportunidade de contacto com profissionais convidados de reconhecido mérito na área, que acrescentam valor à formação com perspetivas atualizadas e experiências clínicas diversificadas. Tem sido, sem dúvida, uma etapa exigente, mas determinante, que tem contribuído significativamente para o meu desenvolvimento enquanto profissional mais crítica, consciente e comprometida com a evolução da Terapia da Fala.”
Bruna Guerreiro
Estudante do Mestrado em Terapia da Fala
