
A crescente necessidade de desenvolver sistemas, que promovam a segurança das pessoas e famílias, no âmbito dos cuidados de saúde tem motivado a reflexão relativamente aos processos e metodologias de ensino e treino dos profissionais de saúde, assim como, dos/ das estudantes. Se, por um lado, é importante que, no ensino dos/ das estudantes e futuros profissionais de saúde, estes possam desenvolver as competências necessárias para prestar cuidados, de forma segura, por outro, é essencial que os processos de ensino-aprendizagem dos/ das estudantes, não permitam a exposição das pessoas, que são por si, cuidadas, a riscos desnecessários.
É neste contexto que surge a metodologia de simulação pedagógica, enquanto estratégia pedagógica ativa, que ajuda a consolidar conhecimentos, acrescentando-lhes valor e permitindo também, o desenvolvimento de competências técnicas e relacionais, fomentando a capacidade de reflexão e contribuindo para importantes ganhos, em particular, para os estudantes de enfermagem no seu processo de aprendizagem.
Objetivos
1. Explicitar a importância da simulação, enquanto metodologia ativa no ensino e treino dos profissionais e estudantes de Enfermagem;
2. Estimular a partilha de contributos decorrentes da aplicação desta metodologia por profissionais e estudantes.
Convidados
– Rogério Coroado, Enfermeiro (Serviço de Urgência Polivalente, Unidade de Saúde do Alentejo Central)
– Diana Mendes, Professora Adjunta (Departamento de Enfermagem, Instituto Politécnico de Setúbal)
– Luana Rufino, Estudante de 2.º Ano (Curso de Licenciatura em Enfermagem, Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal)
– Mara Quaresma, Estudante de 2.º Ano (Curso de Licenciatura em Enfermagem, Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal)
Moderação de:
Nara Batalha, Professora Adjunta Convidada (ESS, IPS)
Contamos consigo para a conversa por meios digitais, via Zoom Colibri
A entrada é livre, participe
️Data: 29 de maio de 2025
⏰Hora: 18:00
Local: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92177298742
Organização: Departamento de Enfermagem
O Webinar é de participação livre, sem registo de inscrição e, por isso, não são emitidos certificados de presença
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