gamED - Gamification for Developing Essential Competencies in Youth Work

Sumário

O gamED é um projeto Erasmus+, iniciado em 2021, que tem como finalidade desenvolver a capacidade dos profissionais que trabalham com jovens em contextos de educação não formal e formal para melhorar a qualidade dos programas com o objetivo de desenvolver competências essenciais que conduzam a uma vida de sucesso e, ao mesmo tempo, incutir nos jovens valores fundamentais de justiça, justiça social, não discriminação, envolvimento na comunidade, através da aquisição de competências essenciais de gamificação e design de jogos que os apoiarão no desenvolvimento e entrega de currículos inovadores.

As principais linhas de ação do projeto centram-se:

- na criação de uma série de 4 ferramentas para apoiar jovens na entrega e criação de programas educacionais de qualidade para jovens usando a gamificação em diferentes setores educacionais;

- na promoção do desenvolvimento de competências e valores essenciais para um minimo de 420 jovens envolvidos em processos de gamificação;

- no aumentar da conscientização e do conhecimento sobre como usar a gamificação no trabalho com jovens por meio da divulgação presencial e online dos resultados do projeto para min. 7.090 partes interessadas.

Vários grupos de beneficiários estarão envolvidos ao longo do projeto em atividades que sejam relevantes:

• as equipas de projecto das 6 organizações, estarão mais bem preparadas para oferecer trabalho jovem de qualidade e promovê-lo nas suas equipas de animadores e profissionais de educação;

•  4 grupos de 15, num total de 60 jovens de diferentes contextos nos 3 países, estarão envolvidos na fase de piloto e no desenvolvimento de competências essenciais, sendo, entretanto, habilitados a dar um contributo para a melhorar os materiais;

• 18 formandos de 3 países irão especializar-se em gamificação durante uma formação de 5 dias e implementarão GLC e jogos de tabuleiro com os jovens, em seus contextos locais;

• 420 jovens de 3 países beneficiarão do desenvolvimento de competências essenciais por meio de 2 processos de gamificação diferentes;

Parceiros

  • Fundatia Romanian Angel Appeal, Roménia (Coordenação)
  • World University Services of The Mediterranean-Wusmed, Espanha
  • Instituto Politecnico de Setúbal, Portugal
  • Produções Fixe Unipessoal Lda, Portugal
  • Universitatea Vasile Alecsandri din Bacau, Roménia
  • Blue Room Innovation SL, Espanha

Equipa do IPS

  • Lino Ramos (coordenador), Departamento de Enfermagem,ESS;
  • Célia Soares, Departamento de Ciências Sociais e Humanas, ESS;
  • Cristina Silva, CIMOB-IPS

Contacto: lino.ramosnull@ess.ips.pt

Calendário: 01 de Março de 2021 a 28 de fevereiro de 2023

Further Information

  • http://wusmed.org/portfolio/gamed/
  • https://www.raa.ro/en/gamed-gamification-for-developing-essential-competencies-in-youth-work/
  • https://www.youtube.com/playlist?list=PLHaQcZP4NXmYa203_fhSGBTQ2ZQOhujCt