gamED - Gamification for Developing Essential Competencies in Youth Work
Sumário
O gamED é um projeto Erasmus+, iniciado em 2021, que tem como finalidade desenvolver a capacidade dos profissionais que trabalham com jovens em contextos de educação não formal e formal para melhorar a qualidade dos programas com o objetivo de desenvolver competências essenciais que conduzam a uma vida de sucesso e, ao mesmo tempo, incutir nos jovens valores fundamentais de justiça, justiça social, não discriminação, envolvimento na comunidade, através da aquisição de competências essenciais de gamificação e design de jogos que os apoiarão no desenvolvimento e entrega de currículos inovadores.
As principais linhas de ação do projeto centram-se:
- na criação de uma série de 4 ferramentas para apoiar jovens na entrega e criação de programas educacionais de qualidade para jovens usando a gamificação em diferentes setores educacionais;
- na promoção do desenvolvimento de competências e valores essenciais para um minimo de 420 jovens envolvidos em processos de gamificação;
- no aumentar da conscientização e do conhecimento sobre como usar a gamificação no trabalho com jovens por meio da divulgação presencial e online dos resultados do projeto para min. 7.090 partes interessadas.
Vários grupos de beneficiários estarão envolvidos ao longo do projeto em atividades que sejam relevantes:
• as equipas de projecto das 6 organizações, estarão mais bem preparadas para oferecer trabalho jovem de qualidade e promovê-lo nas suas equipas de animadores e profissionais de educação;
• 4 grupos de 15, num total de 60 jovens de diferentes contextos nos 3 países, estarão envolvidos na fase de piloto e no desenvolvimento de competências essenciais, sendo, entretanto, habilitados a dar um contributo para a melhorar os materiais;
• 18 formandos de 3 países irão especializar-se em gamificação durante uma formação de 5 dias e implementarão GLC e jogos de tabuleiro com os jovens, em seus contextos locais;
• 420 jovens de 3 países beneficiarão do desenvolvimento de competências essenciais por meio de 2 processos de gamificação diferentes;
Parceiros
- Fundatia Romanian Angel Appeal, Roménia (Coordenação)
- World University Services of The Mediterranean-Wusmed, Espanha
- Instituto Politecnico de Setúbal, Portugal
- Produções Fixe Unipessoal Lda, Portugal
- Universitatea Vasile Alecsandri din Bacau, Roménia
- Blue Room Innovation SL, Espanha
Equipa do IPS
- Lino Ramos (coordenador), Departamento de Enfermagem,ESS;
- Célia Soares, Departamento de Ciências Sociais e Humanas, ESS;
- Cristina Silva, CIMOB-IPS
Contacto: lino.ramosnull@ess.ips.pt
Calendário: 01 de Março de 2021 a 28 de fevereiro de 2023
Further Information
- http://wusmed.org/portfolio/gamed/
- https://www.raa.ro/en/gamed-gamification-for-developing-essential-competencies-in-youth-work/
- https://www.youtube.com/playlist?list=PLHaQcZP4NXmYa203_fhSGBTQ2ZQOhujCt