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capacitação na área da alimentação segura e eficaz para profissionais operacionais de instituições de utentes com multideficiência e em processo de envelhecimento

Enquadramento

A alimentação e a nutrição são consideradas requisitos básicos para a promoção e proteção da saúde, constituindo direitos humanos fundamentais consignados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A população com o diagnóstico de défice cognitivo e/ou motor de diferentes graus de dependência e com dificuldades/alterações ao nível da alimentação apresentava uma esperança média de vida inferior, no entanto, este fator não se tem observado (Bazílio, 2020).
Atualmente, indivíduos com estas condições apresentam maior longevidade, o que resulta em alterações inerentes ao envelhecimento. A comorbilidade destas alterações típicas e o défice intelectual representam determinantes importantes a considerar quando se intervém com estes indivíduos ao nível da alimentação. Neste sentido, segundo Cortés (2020), as pessoas envolvidas nos momentos de refeição, como sejam os profissionais operacionais das
instituições que acolhem estes indivíduos, necessitam de maior conhecimento e competências de forma a estarem atentas a possíveis complicações ou situações de risco e saibam lidar com as mesmas (Cortés, 2020). A capacitação de cuidadores e operacionais das instituições onde se insere a população beneficiária tem sido escassa e estudos mostram a carência de capacitação de indivíduos prestadores de cuidados no momento de refeição. Segundo Reddacliff et al. (2022), esta capacitação deve abordar temas como: a alimentação, o processo de deglutição, alterações deste processo, sinais e sintomas de alerta, comunicação durante a refeição e fatores adicionais, como a postura. Assim como, a importância que, tanto os cuidadores, como o momento de refeição, têm na qualidade de vida da pessoa com alteração no processo de alimentação (Reddacliff et al., 2022).

Resultados de aprendizagem / Competências a desenvolver:

  • Reconhecer as competências dos profissionais operacionais relativas à atuação com indivíduos com multideficiência em processo de envelhecimento no momento da refeição;
  • Identificar o processo de deglutição normal e algumas características típicas de utentes com multideficiência;
  • Identificar características na alimentação decorrentes do processo de envelhecimento;
  • Identificar fatores, sinais e sintomas de alerta de uma alimentação segura e eficaz;
  • Identificar estratégias e procedimentos para uma alimentação segura e eficaz.

Duração do curso:

  • 12 horas contacto direto TP + 15 horas de trabalho autónomo = 27 horas
  • 1 ECTS

Metodologias de ensino-aprendizagem

  • Método centrado na cooperação, demonstrativo e ativo

Responsável do Curso

Vagas para acesso

  • Número de vagas – 60
  • O curso funcionará com um mínimo de 20 participantes

 

Observação: Curso realizado no âmbito das parcerias entre ESS/IPS e Centros de atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e Centro Socioeducativo (CSE) da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM)

 

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Escola Superior de Saúde - ESS/IPS

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