Microcredencial Cuidados Neuroprotetores em neonatologia:
da teoria à prática
Apresentação
O/A recém-nascido/a pré-termo, ao invés de um ambiente intrauterino, protegido com um aporte contínuo de nutrientes, temperatura estável e ritmos biológicos regulares, é exposto/a durante o seu internamento a uma sobrecarga sensorial prejudicial para o seu desenvolvimento, não estando ainda munido/a de estratégias eficazes para atingir um estado de harmonia e bem-estar.
O internamento nas unidades de neonatologia continua a constituir um exemplo paradigmático, de que o desenvolvimento técnico-científico, que tem vindo a ocorrer, pode traduzir-se num potencial efeito devastador e traumático na criança e na sua vida futura. Ao compreender que a hospitalização dos/as recém-nascidos/as constitui um evento traumático, os profissionais de saúde possuem o dever de aumentar o conhecimento de forma a incorporar as melhores práticas baseadas em evidência, minimizando e mitigando o stresse tóxico associado. Estes profissionais devem providenciar um ambiente de cuidados devidamente estruturado promotor do desenvolvimento harmonioso do/a recém-nascido/a, com o intuito de minimizar os estímulos nocivos e individualizar a estimulação baseada nas respostas comportamentais e fisiológicas do recém-nascido. Os cuidados neuroprotetores asseguram um modelo de cuidados nas unidades de neonatologia essencial, não só à prevenção de patologias associadas a uma vivência traumática tão precoce, com níveis de stresse elevados, bem como à promoção do bem-estar físico, psíquico e mental do/a recém-nascido/a.
O curso de formação contínua “Cuidados neuroprotetores em neonatologia: da teoria à prática”, visa habilitar os profissionais de saúde para a aquisição e desenvolvimento de competências para a prestação de cuidados neuroprotetores a recém-nascidos e família hospitalizados na neonatologia.
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Objetivos
- Reconhecer os principais marcos do neurodesenvolvimento do RN;
- Identificar o impacto do internamento na neonatologia, no RN e na família;
- Identificar os modelos dos cuidados neuroprotetores;
- Reconhecer a importância da prestação de cuidados neuroprotetores em neonatologia;
- Identificar a intervenção de Enfermagem, baseada nos cuidados neuroprotetores nas medidas neuroprotetoras (ambiente terapêutico, parceria com a família, posicionamento e manipulação, proteção do sono, gestão da dor e stress, proteção da pele e otimização da nutrição);
- Aplicar os conhecimentos sobre as intervenções de Enfermagem, nas medidas neuroprotetoras, na resolução de casos clínicos.
Duração e Total de Créditos ECTS
- Nº de ECTS: 3 ECTS
- 30 horas de contacto (20h teóricas, 4h teórico-práticas, 6h seminário) organizadas em 10 sessões de 3 horas.
Responsabilidade do Curso
- Mónica Costa, ESS/IPS monica.costanull@ess.ips.pt
- Ana Lúcia Ramos, ESS/IPS ana.ramosnull@ess.ips.pt
Carga Horária, Horário e Período de Funcionamento
- Modalidade de ensino: híbrido (à distância e 1 dia presencial).
- Metodologia expositiva e participativa, com recurso a definição breve de conceitos e sua aplicabilidade nos cuidados. Dinâmicas de trabalho em grupo e de reflexão sobre o impacto nos cuidados.
- Datas: 21, 22, 27, 28 e 30 de janeiro entre as 9.00 e as 12.00 e também entre as 13:00 e as 16:00. A sessão presencial será no dia 28 de janeiro, na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Setúbal.
VAGAS
- Número de vagas: 20
- Número mínimo de matriculados para funcionamento: 12
PRAZOS DE CANDIDATURAS
- Calendário de candidaturas: De 22 de outubro a 10 de novembro de 2024.
- Afixação das listas ordenadas de colocação e exclusão: 15 novembro de 2024
- Período de reclamações: 18 e 19 novembro de 2024
- Decisão sobre as reclamações: 22 de novembro de 2024
- Matrícula e inscrição: 28 a 30 de novembro de 2024
- Início das aulas: 21 de janeiro de 2025
EDITAL e CANDIDATURA