Microcredencial - Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

– Conceitos fundamentais para o Fisioterapeuta

As Disfunções Temporomandibulares e a dor orofacial (DTM-DOF) referem-se a um conjunto de condições neuro-músculo-esqueléticas com um elevado impacto ao nível pessoal e socioeconómico. Devido a uma variedade de fatores, nomeadamente os antecedentes complexos nos domíniossocial, biológico e psicológico, a sua prevalência aumentou nas últimas décadas, e os modelos de cuidado que continuadamente se baseiam em modelos tendencialmente biomédicos, revelam-se desadequados para estas condições de saúde. Tendo em conta o papel preponderante do Fisioterapeuta como agente de saúde, colocam-se desafios de adaptação, interpretação e intervenção nestas condições de saúde. Com esta formação pretende-se oferecer um enquadramento geral e baseado na melhor evidência disponível, daquele que é o estado da arte relativamente às DTM-DOF, permitindo aos formandos ajustar a sua intervenção nesta área, de acordo com um modelo de prática centrada na pessoa.

Resultados de aprendizagem / Competências a desenvolver:

• Conhecer e compreender a anatomia, fisiologia e biomecânica do complexo crâniocervico-mandibular;
  • Conhecer e compreender as disfunções temporomandibulares mais comuns;
  • Conduzir um exame subjetivo e objetivo essencial e específico em pacientes com DTMDOF;
  • Compreender os princípios fundamentais de uma prática clínica segura e baseada na evidência para o paciente com DTM-DOF;

Estrutura curricular / Conteúdos:

• Dados epidemiológicos sobre DTM-DOF;
  • Enquadramento da intervenção da Fisioterapia em pacientes com DTM-DOF;
  • Conceitos anatómicos e fisiológicos relacionados com DTM-DOF;
  • Visão global de condições clínicas associadas a DTM-DOF;
  • Red flags – sinais de alarme; critérios de referenciação para outros profissionais de saúde/procedimentos;
  • Exame subjetivo em pacientes com DTM-DOF;
  • Exame objetivo em pacientes com DTM-DOF;
  • Introdução aos métodos de intervenção em DTM-DOF.

Duração do curso e ECTS:

• Número horas de contacto, por tipologia (Teórico, Teórico-Prática, Prática, Outra, …) de aula, e n.º de horas de trabalho autónomo.
  • O curso terá a duração de 9 horas presenciais (3h T; 6h TP) e 15 horas de trabalho autónomo.
  • 1 ECTS

Metodologias de ensino-aprendizagem

• O curso integrará sessões expositivas/ teóricas (online), trabalho em pequenos grupos, sessões práticas presenciais e trabalho autónomo planeado entre sessões.

Destinatários:

• Estudantes do 3º ano e 4º ano da Licenciatura em Fisioterapia da ESS-IPS.

Coordenador:

• Diogo Pires; Sérgio Neto (Formador)

Período das aulas:

• I. Sessão teórica online (3H) – 15 de junho entre as 14h e as 17h.
  • II. Sessão teórico-prática presencial (6h) – 21 de junho entre as 10h e as 17h.

Número de máximo e mínimo de estudantes

• Mínimo 12, Máximo 24

Critérios para seriação dos candidatos:

• ser estudante do 4ºano de licenciatura da ESS/IPS;
  • ordem de receção das candidaturas.