Microcredencial - Introdução à estatística aplicada em SPSS

A compreensão da estatística é fundamental para os profissionais de saúde, pois permite-lhes avaliar criticamente literatura científica, interpretar dados de pacientes e fundamentar as suas decisões clínicas. Com conhecimentos estatísticos sólidos, os fisioterapeutas podem identificar padrões nos dados, analisar a eficácia de diferentes intervenções terapêuticas e contribuir para o avanço da prática baseada na evidência na área da Fisioterapia.
A utilização do software SPSS tem como objetivo capacitar os estudantes com conhecimentos estatísticos robustos, enquanto oferece uma opção confiável e user-friendly para a análise de dados. Ao incorporar a aprendizagem estatística em SPSS, os estudantes ficam capacitados a compreender e aplicar os princípios estatísticos fundamentais, ganhando também experiência prática com uma ferramenta confiável e de fácil utilização para análise de dados.

 

Resultados de aprendizagem / Competências a desenvolver:

  • Capacidade para navegar na interface do SPSS (importação, manipulação e análise de dados);
  • Interpretar os outputs do SPSS;
  • Adequar a análise ao tipo de variável (categórica, numérica, etc.) e à pergunta de investigação;
  • Utilizar medidas de estatística descritiva para caracterizar os dados;
  • Criar tabelas e gráficos para visualização dos dados;
  • Calcular e interpretar corretamente testes de hipóteses;
  • Compreender a utilização de modelos de regressão para fins de inferência estatística;
  • Interpretar os resultados do modelo de regressão;
  • Discutir as diferenças entre efeitos estatisticamente significativos e importantes;
  • Interpretar os resultados estatísticos e comunicar conclusões de forma clara e precisa.

 

Estrutura curricular / Conteúdos:

  • Relação entre objetivos e variáveis;
  • Construir um plano de operacionalização de variáveis;
  • Introdução à interface do SPSS;
  • Importação e manipulação de dados no SPSS: seleção de variáveis, filtragem, recodificação, transformações de variáveis;
  • Cálculo e interpretação de medidas de tendência central (média, mediana) e de dispersão (desvio padrão, intervalo inter-quartil, amplitude, variância);
  • Visualização de dados descritivos;
  • Princípios da inferência estatística;
  • Cálculo geral de um intervalo de confiança;
  • Principais conceitos em testes de hipóteses;
  • Interpretação do do valor-p;
  • Testes de hipóteses no SPSS;
  • Modelos de regressão para fins de inferência estatística;
  • Seleção de covariáveis em modelos de regressão
  • Ajustamento de um modelo de regressão no SPSS;
  • Modelo de regressão brutos e ajustados;
  • Realaçáo entre conceitos de força de associação, valor-p e intervalo de confiança com os resultados dos modelos de regressão.

 

 


Duração do curso e ECTS:

  • O curso terá a duração de 9 horas (3h T; 6h TP) e 15 horas de trabalho autónomo.
  • 1 ECTS

Metodologias de ensino-aprendizagem

  • O curso integrará sessões expositivas/ teóricas, trabalho em pequenos grupos, sessões práticas e trabalho autónomo planeado entre sessões.


Metodologias de avaliação

  • Este curso será avaliado através da operacionalização de um objetivo de investigação (exercício prático), recorrendo a métodos de estatística descritiva e analítica e ao software SPSS.


Destinatários:

  • Estudantes de 1ºano e 2ºano dos Mestrados em Fisioterapia da ESS-IPS.

Responsável / Coordenador:

  • Diogo Pires; Ana Marta Moniz (formadora)

Período previsível de lecionação da 1.ª edição:

  • 20 de setembro de 2024 – 18h30-20h (T)
  • 21 de setembro de 2024 – 10h-13h (TP)
  • 27 de setembro de 2024 – 18h30-20h (T)
  • 28 de setembro de 2024 – 10h-13h (TP)


Número de máximo e mínimo de estudantes

  • Mínimo 12
  • Máximo 24

 

Critérios para seriação dos candidatos:

  • ser estudante do 2ºano de mestrado em Fisioterapia da ESS/IPS;
  • ordem de receção das candidaturas