Microcredencial - Introdução à estatística aplicada em SPSS
A compreensão da estatística é fundamental para os profissionais de saúde, pois permite-lhes avaliar criticamente literatura científica, interpretar dados de pacientes e fundamentar as suas decisões clínicas. Com conhecimentos estatísticos sólidos, os fisioterapeutas podem identificar padrões nos dados, analisar a eficácia de diferentes intervenções terapêuticas e contribuir para o avanço da prática baseada na evidência na área da Fisioterapia.
A utilização do software SPSS tem como objetivo capacitar os estudantes com conhecimentos estatísticos robustos, enquanto oferece uma opção confiável e user-friendly para a análise de dados. Ao incorporar a aprendizagem estatística em SPSS, os estudantes ficam capacitados a compreender e aplicar os princípios estatísticos fundamentais, ganhando também experiência prática com uma ferramenta confiável e de fácil utilização para análise de dados.
Resultados de aprendizagem / Competências a desenvolver:
- Capacidade para navegar na interface do SPSS (importação, manipulação e análise de dados);
- Interpretar os outputs do SPSS;
- Adequar a análise ao tipo de variável (categórica, numérica, etc.) e à pergunta de investigação;
- Utilizar medidas de estatística descritiva para caracterizar os dados;
- Criar tabelas e gráficos para visualização dos dados;
- Calcular e interpretar corretamente testes de hipóteses;
- Compreender a utilização de modelos de regressão para fins de inferência estatística;
- Interpretar os resultados do modelo de regressão;
- Discutir as diferenças entre efeitos estatisticamente significativos e importantes;
- Interpretar os resultados estatísticos e comunicar conclusões de forma clara e precisa.
Estrutura curricular / Conteúdos:
- Relação entre objetivos e variáveis;
- Construir um plano de operacionalização de variáveis;
- Introdução à interface do SPSS;
- Importação e manipulação de dados no SPSS: seleção de variáveis, filtragem, recodificação, transformações de variáveis;
- Cálculo e interpretação de medidas de tendência central (média, mediana) e de dispersão (desvio padrão, intervalo inter-quartil, amplitude, variância);
- Visualização de dados descritivos;
- Princípios da inferência estatística;
- Cálculo geral de um intervalo de confiança;
- Principais conceitos em testes de hipóteses;
- Interpretação do do valor-p;
- Testes de hipóteses no SPSS;
- Modelos de regressão para fins de inferência estatística;
- Seleção de covariáveis em modelos de regressão
- Ajustamento de um modelo de regressão no SPSS;
- Modelo de regressão brutos e ajustados;
- Realaçáo entre conceitos de força de associação, valor-p e intervalo de confiança com os resultados dos modelos de regressão.
Duração do curso e ECTS:
- O curso terá a duração de 9 horas (3h T; 6h TP) e 15 horas de trabalho autónomo.
- 1 ECTS
Metodologias de ensino-aprendizagem
- O curso integrará sessões expositivas/ teóricas, trabalho em pequenos grupos, sessões práticas e trabalho autónomo planeado entre sessões.
Metodologias de avaliação
- Este curso será avaliado através da operacionalização de um objetivo de investigação (exercício prático), recorrendo a métodos de estatística descritiva e analítica e ao software SPSS.
Destinatários:
- Estudantes de 1ºano e 2ºano dos Mestrados em Fisioterapia da ESS-IPS.
Responsável / Coordenador:
- Diogo Pires; Ana Marta Moniz (formadora)
Período previsível de lecionação da 1.ª edição:
- 20 de setembro de 2024 – 18h30-20h (T)
- 21 de setembro de 2024 – 10h-13h (TP)
- 27 de setembro de 2024 – 18h30-20h (T)
- 28 de setembro de 2024 – 10h-13h (TP)
Número de máximo e mínimo de estudantes
- Mínimo 12
- Máximo 24
Critérios para seriação dos candidatos:
- ser estudante do 2ºano de mestrado em Fisioterapia da ESS/IPS;
- ordem de receção das candidaturas