das conceções à intervenção em ciências da saúde
ENQUADRAMENTO DO CURSO
O processo de luto é uma resposta expectada e natural de reagir perante a perda de algo significativo. Caracteriza- se por um conjunto de respostas emocionais, afetivas, cognitivas, comportamentais, físicas e sociais que o enlutado desenvolve de forma a adaptar-se à perda que pode ser real e concreta, mas, também, idealizada. A investigação científica sobre o luto tem permitido a conceptualização teórica dos fenómenos inerentes e demonstrado que, em alguns casos, o luto pode acarretar problemas ao nível do funcionamento da saúde mental dos enlutados (Barbosa, 2016).
Partindo da evidência científica recente, foi proposto ao ICD-11 e DSM-5-TR a inclusão do luto prolongado enquanto entidade nosológica específica, reconhecendo-se que, em certos casos, algumas respostas de adaptação à perda constituem uma perturbação mental reconhecida (Albuquerque, Coelho, Teixeira & Santos, 2021). Torna-se cada vez mais relevante a capacitação dos profissionais de saúde para o reconhecimento do processo de luto normal, destrinçando-o daqueles que configuram uma perturbação de luto prolongado, de forma a facilitar o diagnóstico precoce e encaminhamento para profissionais habilitados e especializados na intervenção específica.
OBJETIVOS DO CURSO
O presente curso pretende habilitar os/as formandos/as para a compreensão do processo de luto enquanto resposta adaptativa a uma perda significativa e para o diagnóstico de formas de luto prolongado/complicado. Assim, espera-se que o formando, no final do curso:
- defina o que é o luto;
 - reconheça as diferentes respostas/manifestações de luto;
 - compreenda os modelos conceptuais do processo de luto;
 - reconheça as diferentes trajetórias de luto;
 - identifique as diferentes modalidades de luto;
 - identifique as escalas de avaliação do luto em contextos de saúde;
 - reconheça as diferentes indicações de intervenção em contextos de luto
 
DESTINATÁRIOS/REGRAS SOBRE ADMISSÃO
- Estudantes de Licenciaturas na área da Saúde
 - Licenciados em área científica da saúde
 
METODOLOGIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM
- Formação à distância utilizando métodos expositivo e participativo.
 
RESPONSABILIDADE DO CURSO
- Professor Ricardo Fernandes – ricardo.fernandesnull@ess.ips.pt
 
CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E PERÍODO DE FUNCIONAMENTO
- O curso tem um volume total de trabalho de 54 horas, das quais 17 horas de aulas sincronas e 37 horas de trabalho auto´nomo
- Horário das Aulas
- 12 de Setembro – 16:00- 20:00 (4horas)
 - 13 de Setembro – 16:00 – 19:00 (3 horas)
 - 19 de Setembro – 16:00- 19:00 (3 horas)
 - 20 de Setembro – 16:00-19:00 (3 horas)
 - 27 de Setembro – 16:00 – 20:00 (4horas)
 
 
 - Horário das Aulas
 
VAGAS PARA ACESSO
- Número de vagas – 20
 - O curso funcionará com um mínimo de 8 participantes
 
PROPINA E EMOLUMENTOS
- O curso tem associado o pagamento da taxa candidatura, de matrícula (inclui seguro escolar), propina e certificado microcredencial.
 - No entanto, este curso fica isento da cobrança das taxas e propinas acima indicados, com exceção do seguro escolar no valor de 2,5€ (Decisão do Conselho de Gestão de 29 de fevereiro de 2024).
 - Os estudantes/bolseiros/trabalhadores do IPS também ficam isentos do pagamento do seguro escolar.
 
CANDIDATURAS
- Calendário de candidaturas: 2 a 18 de abril de 2024
 - Afixação das listas ordenadas de colocação e exclusão: 30 de abril de 2024
 - Período de reclamações: 2 e 3 de maio de 2024
 - Decisão sobre as reclamações: 14 de maio de 2024
 - Afixação das listas ordenadas de colocação e exclusão após reclamações: 15 de maio de 2024
 - Matrícula e inscrição: 22 e 23 de maio de 2024
 - Convocatória de não colocados, em caso de vagas sobrantes: 29 de maio de 2024
 - Matrícula e inscrição das vagas sobrantes: 30 de maio de 2024
 - Início das aulas: 12 de setembro de 2024
 - Fim das aulas: 27 de setembro de 2024
 
Edital | Candidatura

													
													
                    