Microcredencial Suporte Básico de Vida – Mass training

Importância SBV como competência de cidadania

A morte súbita é um acontecimento inesperado, constituindo-se como uma das principais causas de morte em todo o mundo, a cada minuto que passa, após uma paragem cardiorrespiratória, perde-se 10% de hipóteses de sobrevivência se quem presencia nada fizer. O primeiro socorro, bem como as manobras de Suporte Básico de Vida, está inscrito na categoria de cuidados imediatos, necessitando de uma rápida intervenção. As competências em Suporte Básico de Vida estão organizadas tendo por base a Cadeia de Sobrevivência, tendo como missão um socorro seguro e de qualidade.
Os membros da comunidade educativa, concretamente os estudantes do IPS podem ter um papel muito importante na implementação das primeiras medidas no socorro a estas situações, assim como evitar complicações graves e salvar vidas.

Competências a desenvolver:
O presente curso pretende habilitar os/as formandos/as para O desenvolvimento de competências na realização de Suporte Básico de Vida, concretamente:

1- Reconhecimento da pessoa em risco de PCR
2- Realização da Técnica de Posição Lateral de Segurança
3- Abordagem em situações de Obstrução da Via aérea
4- Execução de Manobras de Suporte Básico de Vida de acordo com o algoritmo

Conteúdos:

1. SBV DAE Adulto
2. Cadeia de Sobrevivência
3. Algoritmo de Obstrução da Via aérea (OVA)
4. Técnica Posição Lateral de Segurança (PLS)
5. Algoritmo de SBV do Adulto