Microcredencial - Ética em Investigação: fundamentos e operacionalizações

Apresentação

A vertente ética da investigação científica atual exige reflexão assim como o cumprimento de requisitos, protegendo os participantes dos estudos. Abordam-se a história e institucionalização da ética em investigação, os princípios gerais e aspetos éticos atentando às etapas e processo de investigação (estudos primários, secundários, autorizações), enfoque no princípio da integridade científica, e simulação de processo de revisão ética de projeto de investigação.

• Identificar marcos da história da ética em investigação
  • Reconhecer a importância do princípio de integridade e das estratégias protetoras da qualidade na investigação
  • Utilizar adequadamente lista de verificação para revisão ética de projeto

Duração e Total de Créditos ECTS

• 4 ECTS

Responsabilidade do Curso

Carga Horária, Horário e Período de Funcionamento

• 32 horas de contacto (28 T, 4 OT).
  • 32 horas de contacto (28h T, 4h OT) e 76h de trabalho autónomo
  • Decorrerá com sessões de 4 horas, online, às terças e quintas-feiras, das 14:00 às 18:00.
  • Data de Início – 3 de janeiro de 2023.
  • Data de Conclusão - 26 janeiro.
  • Modalidade de ensino: a distância, via plataformas Zoom Colibri FCCN e MSTeams.

VAGAS

• Número de vagas: 30
  • Número mínimo de matriculados para funcionamento: 8

PROPINA

O valor a pagar pelo curso é de 165€, que inclui o valor da Propina (100€) e dos emolumentos (65€ = 25€ taxa de candidatura + 25€ taxa de matrícula que inclui o seguro + 15€ certidão de desempenho escolar/ certificado de microcredencial). Ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência, os candidatos das organizações com quem o IPS tem um acordo PRR estão isentos da propina (número 9 do ponto F do Despacho nº81/Presidente/2022), e isentos dos emolumentos respetivos, de acordo com a Resolução do Conselho de Gestão de Outubro de 2022. Caso não haja garantia de pagamento, por parte da entidade empregadora, do seguro escolar, o participante pagará 2,5€. A taxa de candidatura e de matrícula (caso se efetive) só será devolvida em caso de não funcionamento do curso.

PRAZOS DE CANDIDATURAS

1ª Fase

• Calendário de candidaturas: De 14 a 28 de Novembro de 2022.
  • Envio da lista ordenada dos candidatos a acesso e da lista de candidatos a reingresso, para homologação: Dia 9 de Dezembro 2022
  • Afixação das listas dos candidatos: Dia 12 Dezembro 2022
  • Período de reclamações: Dias 13 e 14 de Dezembro 2022
  • Decisão sobre as reclamações: Dia 22 de Dezembro 2022