Prática Avançada de Fisioterapia em Neurologia

Apresentação

O Mestrado em Prática Avançada de Fisioterapia em Neurologia apresenta um plano de estudos que pretende ir ao encontro das necessidades de formação dos Fisioterapeutas a trabalhar na área das condições neurológicas. O programa foi definido de modo a que, ao longo do primeiro ano, os mestrandos tenham contacto com utentes (reais ou simulados) nas Unidades Curriculares (UC) de Prática Avançada em Fisioterapia Neurológica I e II, sendo promovida a integração do conhecimento e competências clínicas desenvolvidas a partir de outras UC (p.e. Exercício aplicado a condições neurológicas; Neurociência e controlo motor; Tecnologia aliada à Fisioterapia em Neurologia; Gestão avançada de condições neurológicas crónicas). Será, assim, promovida uma aprendizagem simulada e situada, com discussão e análise da sua transferência para diferentes contextos de prática. Serão, igualmente, discutidos modelos de práticas da fisioterapia em neurologia e promovida a reflexão acerca da sua prática profissional.

Objetivos

Com este curso, espera-se que os mestrandos demonstrem:

  • capacidade de raciocínio clínico avançado, analisando os resultados da avaliação em fisioterapia em condições neurológicas e situações complexas e/ou imprevisíveis;
  • capacidade para desenvolver e implementar planos de intervenção individualizados, integrando a sua análise crítica da evidência disponível, riscos e benefícios, para ir ao encontro das necessidades do utente/ família/ cuidadores;
  • auto-avaliação da sua prática através da reflexão crítica do seu desempenho e feedback a pares/outros, utilizando essa reflexão para informar a prática futura e desenvolvimento profissional;
  • capacidade para desenhar, planear e conduzir projetos de investigação/melhoria da qualidade para responder a problemas complexos, bem como para disseminar os seus resultados, contribuindo para inovar os processos de investigação e prática profissional em condições neurológicas.

Destinatários:

De acordo com as condições de acesso definidas no n.º 1 do artigo 17.o do Decreto-Lei no 74, de 24 de março de 2006, poderão candidatar-se a este curso conducente ao grau de mestre:

  • os detentores de grau licenciados ou equivalente legal em Fisioterapia;
  • os detentores de um grau académico superior estrangeiro em Fisioterapia, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • os detentores de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em Fisioterapia pelo júri nomeado pelo Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), de acordo com o previsto no decreto-lei n.º 66/2018, de 16 de agosto;
  • os detentores de um currículo escolar, cientifico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo IPS.

Duração:

  • 90 ECTS

Razões para a escolha do curso

O modelo de ensino será misto, com metodologias de ensino-aprendizagem online e presencial.

O perfil de saída pretende ser individualizado, com flexibilidade e possibilidade de escolha entre diferentes percursos de aprendizagem. Assim, os mestrandos poderão optar por desenvolver um projeto de investigação ou um projeto de melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados, indo ao encontro das suas motivações e necessidades mediante o seu contexto de prática profissional. Também, em diferentes UC, os mestrandos terão a possibilidade de optar por um tema para avaliação (ex: Temas Avançados em Neurologia I e II) ou selecionar um formato de avaliação entre vários (ex: Gestão Avançada de Condições Neurológicas Crónicas), de acordo com a sua experiência, interesses e prática profissional.

Plano de estudos

Acreditação

Estado: Acreditado
Nº de anos de acreditação: 6 anos
Consulte aqui:
Acreditação A3ES

 

Direção do Curso

Comissão de Acompanhamento

Valor da Propina

  • 1º Ano: €2600 2º Ano: €800 

Número de vagas

  • 20 vagas (minimo de 10 estudante para funcionar)

Candidaturas para o Ano Letivo de 2024-2025

  • Calendário de candidaturas: De 1 de abril a 4 de julho 2024.
  • Afixação das listas ordenadas de colocação e exclusão: 17 de julho de 2024
  • Período de reclamações: 18 e 19 de julho de 2024
  • Decisão sobre as reclamações: 30 de julho de 2024
  • Afixação das listas ordenadas de colocação e exclusão após reclamações: 31 de julho de 2024.
  • Matrícula e inscrição: De 6 a 8 de agosto de 2024
  • Convocatória de não colocados, em caso de vagas sobrantes: 16 de agosto de 2024
  • Matrícula e inscrição das vagas sobrantes: De 17 a 20 de agosto de 2024
  • Início das aulas: 20 de setembro de 2024

Equipa Docente

Brochura | Edital  | Candidatura 

 

Relatórios

Relatório de Monitorização Pedagógica dos Curso de Mestrado em Prática Avançada de Fisioterapia em Neurologia - 2022/2023 (requer login para aceder)



Testemunhos de Estudantes

"A frequência deste Mestrado abriu-me as portas do mundo da investigação científica. Neste momento integro a equipa do projeto MoveONParkinson, que tem como objetivo principal desenvolver uma solução tecnológica e inovadora que permita potenciar as competências de gestão da Doença de Parkinson, por parte do utente, cuidador e profissional de saúde. Esta experiência tem sido um desafio, que tanto tem de complexo como de gratificante, e evidencia a aplicabilidade prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do primeiro ano do Mestrado."

Ana Beatriz Rebola, estudante da 1.ª edição do mestrado

 

“Este Mestrado ajudou-me a perceber que tratar pessoas que vivem com condições neurológicas é um desafio tão complexo como humano e gratificante. A variedade de Unidades Curriculares permitiu-me aprofundar os conhecimentos nas várias vertentes da fisioterapia em neurologia.”

Rodrigo Duarte, estudante da 1ª edição do Mestrado

 

“O Mestrado de Prática da Fisioterapia Avançada em Neurologia possibilitou melhorar a avaliação, diagnóstico, prognóstico e intervenção em Neurologia, ao mesmo tempo, que permitiu desenvolver competências e conhecimentos sobre temáticas ligadas à gestão da doença crónica com metodologias inovadoras sustentadas em investigações recentes e adequadas aos desafios em saúde que teremos no futuro."

Pedro Almeida, estudante da 1ª edição do Mestrado

 

“O Mestrado em Prática Avançada de Fisioterapia em Neurologia do IPS apresenta um currículo cuidadoso, com conteúdo muito enriquecedor, incluindo momentos de reflexão essenciais para o desenvolvimento profissional. Este mestrado tem cadeiras opcionais como reabilitação vestibular e fisioterapia no envelhecimento, contou com a presença de vários fisioterapeutas internacionais de referência e ainda aulas práticas para desenvolvimento da capacidade de intervenção com utentes com patologia neurológica. Participar neste mestrado tem sido uma experiência transformadora.”

Miguel Russo, estudante da 1.ªedição do Mestrado