Práticas de MICT - Modelo Implicacional de Complexidade de Traços
APRESENTAÇÃO
Nos últimos anos, a Fonologia tem fortemente contribuído para a compreensão de aspetos do desenvolvimento da linguagem e fala infantis, típicos e atípicos. Atualmente, numerosos são os instrumentos aplicados à clínica que assentam nos modelos teóricos desenvolvidos. O ‘MICT - Modelo Implicacional de Complexidade de Trac¸os’ (Mota, 1996 – versão PB; Alves, em prep. – versão PE; Alves et al., em prep. – versão singular) consiste numa ferramenta de análise fonológica, recentemente convertida e disponível em formato excel, que permite analisar (semi)automaticamente uma amostra de fala, a nível autossegmental e numa perspetiva implicacional, com base em dados do português brasileiro (PB) e do português europeu (PE), mas também em dados singulares (análise individualizada e momentânea, relativa a uma determinada fase do desenvolvimento). Esta análise tem-se revelado pertinente tanto para o processo de avaliação como para o planeamento da intervenção. No final do processo, é possível gerar (semi)automaticamente uma síntese dos resultados destas análises. A sua aplicação supõe conhecimentos do modelo teórico em que se enquadra, dos seus recursos e pressupostos analíticos, úteis à avaliação de crianças em idade pré-escolar ou escolar, com alterações de fala no domínio fonológico.
OBJETIVOS
- Compreender os pressupostos da avaliação fonológica não linear, em particular autossegmental e implicacional, relevante para a Fonologia Clínica
- Compreender, aplicar e interpretar as diferentes versões do MICT na análise de amostras de fala de crianças sem ou com patologias de fala como a Perturbação dos Sons da Fala, de base Fonológica, a Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem de base fonológica e outras alterações afins
- Transferir os resultados de uma análise gerada através das diferentes versões do MICT para um plano de intervenção
ESTRUTURA CURRICULAR
- Teorias fonológicas não lineares (autossegmental e implicacional)
- Caracterização fonológicas dos segmentos do português europeu
- Recursos e ferramentas de análise fonética e fonológica relevantes para a Clínica (SODA e PCC, traços distintivos e sistema implicacional)
- Apresentação das diferentes versões do MICT
- Aplicação das diferentes versões do MICT em contexto clínico
DURAÇÃO E TOTAL DE CRÉDITOS ECTS
- 6 horas de contacto (2h T, 2h TP, 2h PL) 21 horas de trabalho autónomo
- 1 ECTS
RESPONSABILIDADE DO CURSO
- Dina Caetano Alves dina.alvesnull@ess.ips.pt
CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E PERÍODO DE FUNCIONAMENTO
- 24 de março 19:00h-22:00h e 25 de março 10:00h-13:00h, online (plataforma ZOOM/Colibri), em link a indicar pelo coordenador do curso
- 6 horas de contacto (2h T, 2h TP, 2h PL)
- 21 horas de trabalho autónomo
VAGAS
- Número de vagas: 24
- Número mínimo de matriculados para funcionamento: 8
PROPINA
O valor a pagar pelo curso é de 90€, que inclui o valor da Propina (25€) e dos emolumentos (65€ =25€ taxa de candidatura + 25€ taxa de matrícula que inclui o seguro + 15€ certidão de desempenho escolar/certificado de microcredencial). Ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência, os candidatos das organizações com quem o IPS tem um acordo PRR estão isentos da propina (número 9 do ponto F do Despacho nº81/Presidente/2022), e isentos dos emolumentos respetivos, de acordo com a Resolução do Conselho de Gestão de Outubro de 2022. Caso não haja garantia de pagamento, por parte da entidade empregadora, do seguro escolar, o participante pagará 2,5€. A taxa de candidatura e de matrícula (caso se efetive) só será devolvida em caso de não funcionamento do curso.
PRAZOS DE CANDIDATURAS
- Calendário de candidaturas: De 16 a 31 de Janeiro de 2023
- Envio da lista ordenada dos candidatos a acesso e da lista de candidatos a reingresso, para homologação: Dia 10 de Fevereiro 2023
- Afixação das listas dos candidatos: Dia 13 Fevereiro 2023
- Período de reclamações: Dias 14 e 15 de Fevereiro 2023
- Decisão sobre as reclamações: Dia 22 de Fevereiro 2023
- Matrícula e inscrição: Dias 1 e 2 de Março de 2023 (matrícula online)
- Início das aulas: 24 de março de 2023