Competências pedagógicas para Educadores Clínicos – promover a aprendizagem em contexto clínico

A Educação Clínica é um elemento primordial na formação dos fisioterapeutas. O Modelo de Excelência para a formação em Fisioterapia advoga a necessidade de uma aprendizagem da prática (praxis of learning), centrada no uso de uma pedagogia exclusiva, que promova a formação de estudantes flexíveis e adaptáveis, e com adequada formação profissional. Embora muitos Educadores Clínicos detenham elevada expertise clínica, a investigação educacional veio evidenciar algumas lacunas de conhecimento no que respeita a conceitos na área da educação, que podem impactar a aprendizagem dos estudantes. A evidência aponta para necessidade de definir as competências essenciais para o ensino clínico (centradas nos skills pedagógicos), por forma a colmatar estas lacunas e potenciar a aprendizagem de estudantes em contexto clínico. A educação dos pares dentro da sua área de especialidade, assumida como uma competência chave dos fisioterapeutas deve assentar na capacidade para identificar as necessidades de aprendizagem dos
seus pares, contribuir para a educação e integração de colegas e outros profissionais de saúde, assim como para a educação clínica dos estudantes. Por outro lado, face ao crescimento da profissão e a outros constrangimentos de natureza económica e social, antevêem-se cada vez mais dificuldades no recrutamento de novos locais de educação clínica e novos educadores clínicos. O contacto precoce com as competências esperadas para esta função assim como a formação pedagógica em parceria pode contribuir para maior segurança no desempenho destas funções, ajudando a colmatar essa dificuldade. No contexto da formação acresce ainda a responsabilidade das IES no assegurar do quadro de competências dos diferentes educadores/supervisores clínicos.

 

Resultados de aprendizagem / Competências a desenvolver:

O objetivo geral desta formação é capacitar os educadores clínicos para a utilização de estratégias pedagógicas em contexto de aprendizagem clínica. Assim, espera-se que o formando:

  • Compreenda os princípios da aprendizagem no adulto, da pedagogia clínica e a sua adequação ao contexto de aprendizagem clínica;
  • Identifique as situações críticas na aprendizagem dos estudantes e selecione as estratégias pedagógicas adequadas na sua avaliação, de acordo com os referenciais teóricos e a investigação educacional;
  • Selecione e utilize estratégias pedagógicas adequadas à facilitação da aprendizagem em contexto clínico, nomeadamente ao nível da comunicação, do raciocínio clínico e do profissionalismo.
  • Identifique as suas necessidades pedagógicas enquanto educador clínico e desenvolva um plano de ação e implementação em contexto clínico

 

Estrutura curricular / Conteúdos:

  • Introdução teórica aos conceitos base: aprendizagem em contexto clínico; aprendizagem do adulto; pedagogia clínica;
  • O estudante como active learner; competências pedagógicas do educador clínico
  • Avaliação de incidentes críticos na aprendizagem em contexto clínico.
  • Estratégias na avaliação das aprendizagens: Learning assessment techniques.
  • Estratégias de inovação pedagógica
  • Estratégias pedagógicas para desenvolvimento competências ao nível da comunicação efetiva; desenvolvimento do raciocínio clínico e comportamento profissional.

O curso integrará sessões expositivas/teóricas e teórico-práticas (discussão de casos e atividades práticas) e trabalho autónomo planeado entre sessões

 

Duração do curso/ECTS:

  • 18 horas contacto (4 h T; 14 h T/P)
  • 36 h trabalho autónomo
  • 2 ECTS

Período previsível de lecionação da 1.ª edição

1º semestre de 2024/2025

  • 28/01 (2 h T), 04/02 (2 h T) (online)
  • 8/02 (4 h TP), 15/02 (4 h TP) e 22/02 (6 h TP)(presencial)

Metodologias de ensino-aprendizagem

O curso utilizará um modelo de aprendizagem misto (blended learning), num formato de ensino online (atividades assíncronas) e presencial. Em ambos serão utilizadas várias metodologias de ensino/ aprendizagem: sessões expositivas/ teóricas, sessões teórico-práticas (análise de situações problema) e trabalho autónomo. As estratégias contemplam trabalho em grupo, reflexão, análise de cenários reais/situações problema, simulação e trabalho em contexto real.

As aulas teóricas decorrerão em regime misto (presencial e online), enquanto as aulas teórico-práticas irão ocorrer em regime exclusivamente presencial.

Pré-Requisitos / Destinatários:.

  • Educadores clínicos (área da Fisioterapia)
  • Fisioterapeutas

Coordenação

  • Teresa Paula Mimoso teresa.(mimosonull@ess.ips.pt)
  • Colaboradores: Aldina Lucena, Margarida Sequeira, Rafael Assunção

Número de máximo e mínimo de estudantes

  • Mínimo: 12
  • Máximo: 20