Recursos Laboratoriais

A ESS|IPS tem procurado investir continuamente na quantidade e inovação da prática simulada, tendo atualmente vários Laboratórios, associados às áreas disciplinares dos cursos de licenciatura (Enfermagem, Fisioterapia, Terapia da Fala e Acupuntura).

Pela especificidade de alguns dos Laboratórios, estão ainda alocados docentes, responsáveis pelos mesmos.

Laboratórios de Enfermagem

Coordenação: Professora Diana Mendes (diana.mendesnull@ess.ips.pt)

A principal finalidade dos laboratórios de Enfermagem é a capacitação do estudante de Enfermagem dos cursos pré e pós-graduados no processo de aquisição e desenvolvimento de competências interpessoais, instrumentais e sistémicas. Os laboratórios proporcionam espaço de reflexão, crítica, investigação e inovação na práxis da Enfermagem.

O Departamento de Enfermagem coordena 4 laboratórios:

- Laboratório de Enfermagem - Fundamentos II | Essentials Nursing Lab – sala B1.07

O Laboratório de Fundamentos II possibilita também a simulação de média e baixa fidelidade, pela criação de cenários de contextos clínicos, possibilitando o desenvolvimento de competências psicomotoras,  da capacidade de raciocínio crítico, de reflexão e a consolidação de conhecimentos teóricos.
Este laboratório possui equipamentos e materiais necessários ao treino de normas de procedimento de enfermagem como preparar cama ocupada, posicionar a pessoa dependente, transferir a pessoa, otimizar sonda gástrica e cateter vesical, administrar enema de limpeza, monitorizar sinais vitais, executar cuidados à pessoa com ferida, cateterizar acesso venoso e administrar terapêutica.

- Laboratório de Enfermagem - Cuidados Críticos | Critical Care Nursing Lab – sala B1.08

No Laboratório de Cuidados Críticos o recurso à simulação como método de ensino-aprendizagem permite ao estudante a aquisição de competências necessárias perante a pessoa em situação crítica (manobras de reanimação cardiorrespiratória, situações de trauma, unidade de cuidados intensivos, entre outras).

Apresenta um conjunto de equipamento e materiais necessários ao ensino prático: simulador de alta fidelidade, monitor cardíaco, desfibrilhador automático externo, Manequim Anne Suporte Básico de Vida, Manequim Anne Suporte Avançado de Vida, simulador de envelhecimento, simulador de pensos cirúrgicos, entre outros.

- Laboratório de Enfermagem - Fundamentos | Essentials Nursing Lab – sala B1.12

O Laboratório de Fundamentos permite recriar diversos cenários de contextos clínicos, proporcionando o desenvolvimento da capacidade de raciocínio crítico e de reflexão, consolidação de conhecimentos teóricos e desenvolvimento de competências psicomotoras.

Assim, neste laboratório de enfermagem encontram-se equipamentos e materiais necessários ao treino das técnicas e dos procedimentos de enfermagem, tais como:  acolhimento à pessoa/família na unidade de cuidados, monitorização dos sinais vitais, mobilizar/posicionar/transferir e levantar a pessoa, treinar a pessoa com meio auxiliar de marcha, entubação e alimentação nasogátrica, oxigenoterapia, cateterização venosa periférica, preparação e administração de terapêutica, algaliação, aspiração de secreções, entre outras.

- Laboratório de Enfermagem - Mulher e Criança | Woman and Child Nursing Lab – sala B1.17dta

O Laboratório da Mulher e Criança, com enfoque na saúde reprodutiva e na saúde da criança desde o nascimento até à idade adulta, é um espaço distinto que proporciona o planeamento, realização de procedimentos de enfermagem, avaliação e registo dos cuidados de enfermagem decorrentes das especificidades em contexto de saúde materna e saúde infantil e juvenil.

Dotado de simulador de gravidez, modelo de treino para palpação útero puerperal, modelo de auto-exame da mama, modelos de bebé e criança, braço pediátrico para punção, simulador pediátrico de alta fidelidade com suporte de sistema respiratório, cardíaco, vascular e apto para situações de Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado de Vida, entre outros.

Os laboratórios de Enfermagem estão organizados e estruturados de forma a constituírem uma extensão da sala de aula, permitindo a realização de aulas práticas e treino dos procedimentos de Enfermagem, em aproximação ao mundo real.

Laboratórios de Fisioterapia

Coordenação: Professora Carmen Caeiro (carmen.caeironull@ess.ips.pt)

Laboratório de Fisioterapia III - Sala B1.16:

O Laboratório de Terapia pelo Movimento é um espaço versátil e amplo que permite a realização de diversos tipos de exercício e a simulação de aulas e sessões de terapia pelo movimento. Dispõem de material diverso como bolas, colchões de diversos tamanhos e espessuras, minitrampolins e espelhos que facilitam esta simulação. Neste laboratório os estudantes desenvolvem competências específicas para a aplicação de programas de exercício na comunidade, nomeadamente no que diz respeito às doenças crónicas. A versatilidade do espaço permite a utilização autónoma do mesmo por parte dos estudantes, para simulação e treino.

Laboratório de Fisioterapia I e II - Salas B1.06 e B1.15, respetivamente:

Os Laboratórios de Fisioterapia I e II estão preparados e apetrechados para dar apoio às aulas teórico-práticas e de prática laboratorial dos cursos de Licenciatura e de Mestrado em Fisioterapia. Dispõem de marquesas hidráulicas e elétricas, mas também de todo o material necessário ao desenvolvimento de competências específicas, tanto técnicas como de raciocínio clínico por parte dos estudantes. Os laboratórios e o material neles existente permite ainda a simulação de situações clínicas e a realização de aulas práticas em contexto de prática real (com utentes) e estão também disponíveis para o treino individual e autónomo por parte dos estudantes.

Sense&Motion: Pain and Movement Research Lab

Laboratório com regulamento próprio/Docente responsável: Rita Noélia Silva Fernandes) - Sala C1.17

Regulamento e Minutas de Requisição: Aqui

O laboratório sense&motion está alinhado com o compromisso de desenvolver investigação orientada para às necessidades dos utentes, através do desenvolvimento de soluções inovadoras na predição da resposta à patologia e da resposta ao tratamento e que resultem na diminuição da incapacidade, e da melhoria do estado de saúde e qualidade de vida dos utentes.

A principal área de estudo do laboratório é processamento central da dor associada às patologias músculo-esqueléticas e reumáticas. Para isso o laboratório utiliza abordagens inovadoras no estudo integrado dos factores sensoriais, psicossociais e motores como principais impulsionadores da experiência de dor. No geral, pretendemos:

1. Compreender quais são as características dos utentes (sintomas associados ao processamento da dor nos domínios referidos) que favorecem o escalar da dor para processos de dor persistente e incapacidade;
2. Optimizar as intervenções em saúde, procurando definir a melhor intervenção, para a sub- grupos de indivíduos com idênticas características, e qual o tempo adequado para essa resposta se concretizar.

Para cumprir estes objectivos, o Laboratório está equipado com 3 sistemas de captura de movimento que possibilitam uma avaliação cinemática 3D, 4 plataformas de forças para avaliação cinética 3D, uma passadeira instrumentada para análise da marcha, um eletromiógrafo de superfície para análise da atividade muscular,  diversos softwares para processamento e análise dos dados recolhidos a partir dos referidos equipamentos, e com o Quantitative Sensory Testing, que inclui o TSA-II NeuroSensory Analyzer, AlgoMed – Computerized Pressure Algometer e um PinPrick stimulator with contact trigger. Adicionalmente existem diversos instrumentos de auto-preenchimento para avaliação da dor, factores psicossociais, função e qualidade de vida.

 

Laboratórios da Terapia da Fala

Coordenação: Professora Sónia Lima (sonia.limanull@ess.ips.pt)

Laboratório de Terapia da Fala 1 e 2 (Docente responsável: Sónia Marina Dias de Jesus Lima): Sala B1.18 e sala B1.17Esq;
Laboratório de Voz (Labvoz) | Advanced Vocal Function Laboratory (AVFL) (Docente responsável: Ana Paula de Brito Garcia Mendes: Sala A2.12;
Clínica Pedagógica de Terapia da Fala (Docente responsável: João Miguel Lima Ferreira): Sala A2.06.

 

Gabinete de Apoio aos Laboratórios

Economato dos Laboratórios: instalações no exterior do edifício. O acesso é feito através da saída de emergência junto à sala B1.13 (Sala de apoio onde estão dispostos alguns materiais consumíveis e não consumíveis);
Sala de limpos: Sala de apoio designada à gestão e arrumação de têxteis (lençóis, toalhas, etc.);
Sala de sujos: Sala de apoio designada ao depósito de material utilizado.