Marketing em Saúde e Mudança de Comportamento
ENQUADRAMENTO DO CURSO
O marketing em saúde é uma ferramenta essencial para os estudantes e profissionais na área da saúde. Reconhecer, utilizar e tirar proveito das estratégias de marketing em saúde robustece os estudantes e profissionais nas várias dimensões e exigências da sociedade. Aprender a mudar comportamentos abre novas janelas de compreensão sobre a mente humana e a forma como as pessoas tomam decisões todos os dias.
O curso de formação ‘Marketing em Saúde e Mudança de Comportamento’ visa habilitar os profissionais para a aquisição e desenvolvimento de competências no domínio do marketing em saúde, promovendo o desenvolvimento de ferramentas para a avaliação de comportamentos e decisões em saúde.
OBJETIVOS DO CURSO
- Desenvolver competências em marketing em saúde;
- Compreender como se organiza uma estratégia para produtos e serviços;
- Reconhecer e usar estratégias de promoção individual, dos serviços ou produtos que representa;
- Desenvolver conhecimentos sobre a mudança de comportamento, sobre a tomada de decisão, em particular, na saúde;
- Avaliar como produzir maior notoriedade das ações e estratégias selecionadas.
ESTRUTURA CURRICULAR/CONTEÚDOS
- O marketing em saúde, definições, características, diferenças para o marketing comercial;
- As estratégias de valor, de distribuição e de promoção, dos serviços ou produtos;
- As estratégias para a mudança de comportamento para estilos de vida saudável;
- Princípios da mudança de comportamento;
- A persuasão ética para a tomada de decisão, em particular, na saúde;
- Promoção e notoriedade das ações.
DESTINATÁRIOS/REGRAS SOBRE ADMISSÃO
- Profissionais de saúde, da educação, do social, da cultura, investigadores/as e estudantes finalistas em áreas relacionadas. Os/as candidatos/as devem ser titulares de uma habilitação mínima de nível 5 (Curso Técnico Superior Profissional).
METODOLOGIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM
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Modalidade de ensino: à distância.
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Metodologia expositiva dialogada, dinâmica prática com debate em grupo e exercícios práticos. Trabalhos em grupo e debate em sala.
RESPONSABILIDADE DO CURSO
- Coordenadora: Professora Doutora Célia Cristina Casaca Soares celia.soaresnull@ess.ips.pt
- Formadora: Doutora Cristina Vaz de Almeida, Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.
CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E PERÍODO DE FUNCIONAMENTO
- Nº de ECTS: 1
- 9 horas de contacto (5h Teóricas, 4h Teórico-Práticas) e 18h de trabalho autónomo do participante.
- As sessões são organizadas em formato online síncrono, com duração de 3h, durante 3 semanas.
- Datas: 31 de março, 7 e 28 de abril, entre as 17.30-20.30h.
VAGAS PARA ACESSO
- O curso funcionará com um mínimo de 12 e um máximo de 20 participantes
PRAZOS DE CANDIDATURAS
- Calendário de candidaturas: 8 a 22 de janeiro 2025
- Afixação das listas ordenadas de colocação e exclusão: 23 de janeiro 2025
- Período de reclamações: 3 e 4 fevereiro 2025
- Decisão sobre as reclamações: 7 de fevereiro 2025
- Afixação das listas ordenadas de colocação e exclusão após reclamações: 11 de fevereiro 2025
- Matrícula e inscrição: 14 a 17 de fevereiro 2025
- Convocatória de não colocados, em caso de vagas sobrantes: 21 de fevereiro 2025
- Matrícula e inscrição das vagas sobrantes: 24 e 25 de fevereiro 2025
- Início das aulas: 31 de março de 2025
- Fim das aulas: 28 abril 2025