Marketing em Saúde e Mudança de Comportamento

ENQUADRAMENTO DO CURSO

O marketing em saúde é uma ferramenta essencial para os estudantes e profissionais na área da saúde. Reconhecer, utilizar e tirar proveito das estratégias de marketing em saúde robustece os estudantes e profissionais nas várias dimensões e exigências da sociedade. Aprender a mudar comportamentos abre novas janelas de compreensão sobre a mente humana e a forma como as pessoas tomam decisões todos os dias.

O curso de formação ‘Marketing em Saúde e Mudança de Comportamento’ visa habilitar os profissionais para a aquisição e desenvolvimento de competências no domínio do marketing em saúde, promovendo o desenvolvimento de ferramentas para a avaliação de comportamentos e decisões em saúde.

 

OBJETIVOS DO CURSO

  • Desenvolver competências em marketing em saúde;
  • Compreender como se organiza uma estratégia para produtos e serviços;
  • Reconhecer e usar estratégias de promoção individual, dos serviços ou produtos que representa;
  • Desenvolver conhecimentos sobre a mudança de comportamento, sobre a tomada de decisão, em particular, na saúde;
  • Avaliar como produzir maior notoriedade das ações e estratégias selecionadas.

 

ESTRUTURA CURRICULAR/CONTEÚDOS

  • O marketing em saúde, definições, características, diferenças para o marketing comercial;
  • As estratégias de valor, de distribuição e de promoção, dos serviços ou produtos;    
  • As estratégias para a mudança de comportamento para estilos de vida saudável;
  • Princípios da mudança de comportamento;                                                                                                                 
  • A persuasão ética para a tomada de decisão, em particular, na saúde;
  • Promoção e notoriedade das ações.

 

DESTINATÁRIOS/REGRAS SOBRE ADMISSÃO

  • Profissionais de saúde, da educação, do social, da cultura, investigadores/as e estudantes finalistas em áreas relacionadas. Os/as candidatos/as devem ser titulares de uma habilitação mínima de nível 5 (Curso Técnico Superior Profissional).

 

METODOLOGIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM

  • Modalidade de ensino: à distância.

  • Metodologia expositiva dialogada, dinâmica prática com debate em grupo e exercícios práticos. Trabalhos em grupo e debate em sala.

 

RESPONSABILIDADE DO CURSO

  • Coordenadora: Professora Doutora Célia Cristina Casaca Soares celia.soaresnull@ess.ips.pt
  • Formadora: Doutora Cristina Vaz de Almeida, Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.

 

CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E PERÍODO DE FUNCIONAMENTO

  • Nº de ECTS: 1
  • 9 horas de contacto (5h Teóricas, 4h Teórico-Práticas) e 18h de trabalho autónomo do participante.
  • As sessões são organizadas em formato online síncrono, com duração de 3h, durante 3 semanas.
  • Datas: 31 de março, 7 e 28 de abril, entre as 17.30-20.30h.

 

VAGAS PARA ACESSO

  • O curso funcionará com um mínimo de 12 e um máximo de 20 participantes

 

PRAZOS DE CANDIDATURAS

  • Calendário de candidaturas: 8 a 22 de janeiro 2025
  • Afixação das listas ordenadas de colocação e exclusão: 23 de janeiro 2025
  • Período de reclamações: 3 e 4 fevereiro 2025
  • Decisão sobre as reclamações: 7 de fevereiro 2025
  • Afixação das listas ordenadas de colocação e exclusão após reclamações: 11 de fevereiro 2025
  • Matrícula e inscrição: 14 a 17 de fevereiro 2025
  • Convocatória de não colocados, em caso de vagas sobrantes: 21 de fevereiro 2025
  • Matrícula e inscrição das vagas sobrantes: 24 e 25 de fevereiro 2025
  • Início das aulas: 31 de março de 2025
  • Fim das aulas: 28 abril 2025

 

EDITAL | CANDIDATURA