Planeamento e Gestão de Projetos em Saúde em Contexto Comunitário

ENQUADRAMENTO DO CURSO

O planeamento em saúde para as intervenções comunitárias, alinhado com o Plano Nacional de Saúde e com os Objetivos do Desenvolvimento sustentável, constitui uma base estruturante para as iniciativas que

visam aumentar e reforçar a cidadania em Saúde; a equidade e o acesso adequado aos Cuidados de Saúde; e a qualidade em Saúde no âmbito de políticas saudáveis. Neste contexto, o curso pretende promover o desenvolvimento de competências de planeamento de intervenções de base comunitária, bem como a criação de programas de saúde que promovem o bem-estar e a qualidade de vida das populações.

 

OBJETIVOS DO CURSO

  • Compreender o planeamento de projetos de intervenção comunitária;
  • Identificar as etapas do planeamento em saúde;
  • Desenvolver estratégias para o planeamento e avaliação de projetos de intervenção comunitária;
  • Reconhecer diferentes tipos de determinantes para a implementação de um projeto de intervenção comunitária;
  • Desenvolver estratégias para o reforço das políticas de saúde.

 

ESTRUTURA CURRICULAR/CONTEÚDOS

  • As bases do planeamento em saúde – os problemas, os caminhos e soluções;
  • Passos para o planeamento de um programa e projetos de intervenção comunitária: As etapas do
  • planeamento em saúde;
  • A avaliação de programas e projetos de saúde em intervenção comunitária;
  • Os determinantes sociais, económicos, geográficos para a implementação de um projeto de intervenção comunitária;
  • Estratégias para o reforço das políticas de saúde;
  • As parcerias no processo de planeamento de projetos em saúde de intervenção comunitária.

 

DESTINATÁRIOS/REGRAS SOBRE ADMISSÃO

  • Profissionais de saúde, da educação, do social, da cultura, investigadores/as e estudantes finalistas em áreas relacionadas. Os/as candidatos/as devem ser titulares de uma habilitação mínima de nível 5 (Curso Técnico Superior Profissional).

 

METODOLOGIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM

  • Modalidade de ensino: à distância.
  • Método expositivo (dos conceitos à sua aplicação); método participativo (relacionar os conceitos com a realidade e os problemas existentes); apresentação e discussão de trabalhos de grupo; supervisão de estudantes no trabalho de grupo.

 

RESPONSABILIDADE DO CURSO

  • Coordenadora: Professora Doutora Célia Cristina Casaca Soares celia.soaresnull@ess.ips.pt
  • Formadora: Doutora Cristina Vaz de Almeida, Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.

 

CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E PERÍODO DE FUNCIONAMENTO

  • Nº de ECTS: 2
  • 16 horas de contacto (4h Teóricas, 6h Teórico-Práticas, 6h Orientação Tutorial) e 38h de trabalho autónomo do/a participante.
  • As sessões são organizadas em formato online síncrono, com duração de 2h ou 3h, durante os meses de maio e junho.
  • Datas: 15 de maio, entre as 18-20h; 22 e 29 de maio, entre as 17.30-20.30h; 5 de junho, entre as 18-20h; 12 e 18 de junho, entre as 17.30-20.30h.

 

VAGAS PARA ACESSO

  • O curso funcionará com um mínimo de 12 e um máximo de 20 participantes

 

PRAZOS DE CANDIDATURAS

  • Calendário de candidaturas: 8 a 22 de janeiro 2025
  • Afixação das listas ordenadas de colocação e exclusão: 23 de janeiro 2025
  • Período de reclamações: 3 e 4 fevereiro 2025
  • Decisão sobre as reclamações: 7 de fevereiro 2025
  • Afixação das listas ordenadas de colocação e exclusão após reclamações: 11 de fevereiro 2025
  • Matrícula e inscrição: 14 a 17 de fevereiro 2025
  • Convocatória de não colocados, em caso de vagas sobrantes: 21 de fevereiro 2025
  • Matrícula e inscrição das vagas sobrantes: 24 e 25 de fevereiro 2025
  • Início das aulas: 15 maio
  • Fim das aulas: 18 de junho

 

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