Planeamento e Gestão de Projetos em Saúde em Contexto Comunitário
ENQUADRAMENTO DO CURSO
O planeamento em saúde para as intervenções comunitárias, alinhado com o Plano Nacional de Saúde e com os Objetivos do Desenvolvimento sustentável, constitui uma base estruturante para as iniciativas que
visam aumentar e reforçar a cidadania em Saúde; a equidade e o acesso adequado aos Cuidados de Saúde; e a qualidade em Saúde no âmbito de políticas saudáveis. Neste contexto, o curso pretende promover o desenvolvimento de competências de planeamento de intervenções de base comunitária, bem como a criação de programas de saúde que promovem o bem-estar e a qualidade de vida das populações.
OBJETIVOS DO CURSO
- Compreender o planeamento de projetos de intervenção comunitária;
- Identificar as etapas do planeamento em saúde;
- Desenvolver estratégias para o planeamento e avaliação de projetos de intervenção comunitária;
- Reconhecer diferentes tipos de determinantes para a implementação de um projeto de intervenção comunitária;
- Desenvolver estratégias para o reforço das políticas de saúde.
ESTRUTURA CURRICULAR/CONTEÚDOS
- As bases do planeamento em saúde – os problemas, os caminhos e soluções;
- Passos para o planeamento de um programa e projetos de intervenção comunitária: As etapas do
- planeamento em saúde;
- A avaliação de programas e projetos de saúde em intervenção comunitária;
- Os determinantes sociais, económicos, geográficos para a implementação de um projeto de intervenção comunitária;
- Estratégias para o reforço das políticas de saúde;
- As parcerias no processo de planeamento de projetos em saúde de intervenção comunitária.
DESTINATÁRIOS/REGRAS SOBRE ADMISSÃO
- Profissionais de saúde, da educação, do social, da cultura, investigadores/as e estudantes finalistas em áreas relacionadas. Os/as candidatos/as devem ser titulares de uma habilitação mínima de nível 5 (Curso Técnico Superior Profissional).
METODOLOGIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM
- Modalidade de ensino: à distância.
- Método expositivo (dos conceitos à sua aplicação); método participativo (relacionar os conceitos com a realidade e os problemas existentes); apresentação e discussão de trabalhos de grupo; supervisão de estudantes no trabalho de grupo.
RESPONSABILIDADE DO CURSO
- Coordenadora: Professora Doutora Célia Cristina Casaca Soares celia.soaresnull@ess.ips.pt
- Formadora: Doutora Cristina Vaz de Almeida, Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.
CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E PERÍODO DE FUNCIONAMENTO
- Nº de ECTS: 2
- 16 horas de contacto (4h Teóricas, 6h Teórico-Práticas, 6h Orientação Tutorial) e 38h de trabalho autónomo do/a participante.
- As sessões são organizadas em formato online síncrono, com duração de 2h ou 3h, durante os meses de maio e junho.
- Datas: 15 de maio, entre as 18-20h; 22 e 29 de maio, entre as 17.30-20.30h; 5 de junho, entre as 18-20h; 12 e 18 de junho, entre as 17.30-20.30h.
VAGAS PARA ACESSO
- O curso funcionará com um mínimo de 12 e um máximo de 20 participantes
PRAZOS DE CANDIDATURAS
- Calendário de candidaturas: 8 a 22 de janeiro 2025
- Afixação das listas ordenadas de colocação e exclusão: 23 de janeiro 2025
- Período de reclamações: 3 e 4 fevereiro 2025
- Decisão sobre as reclamações: 7 de fevereiro 2025
- Afixação das listas ordenadas de colocação e exclusão após reclamações: 11 de fevereiro 2025
- Matrícula e inscrição: 14 a 17 de fevereiro 2025
- Convocatória de não colocados, em caso de vagas sobrantes: 21 de fevereiro 2025
- Matrícula e inscrição das vagas sobrantes: 24 e 25 de fevereiro 2025
- Início das aulas: 15 maio
- Fim das aulas: 18 de junho