Vestibular Physiotherapy: an Advanced Course

ENQUADRAMENTO DO CURSO
Existe uma crescente preocupação sobre o diagnóstico e intervenção em pessoas com tontura. A literatura mostra que disfunções vestibulares, como vertigem posicional paroxística benigna e enxaqueca vestibular, são subdiagnosticadas e as deficiências podem levar a restrições de longo prazo na atividade e participação, numa população em idade ativa. O diagnóstico errado desses utentes é um dos fatores que podem resultar no diagnóstico de Tontura Postural Perceptual Persistente, que é um estado constante de má adaptação provocado por uma postura fixa e sem estimulo apropriado do sistema vestibular. O utente típico tem entre 40 e 60 anos, é do sexo feminino, apresenta um diagnóstico errado ou passou por tratamento ineficaz, levando ao absenteísmo (ou presenteísmo) e a uma sobrecarga económica significativa quando a disfunção não é abordada especificamente. É fundamental abordar o problema de forma aguda, personalizada e com conhecimento aprofundado a fim de reduzir o impacto na qualidade de vida da pessoa, assim como o custo socio-económico dos cuidados de saúde. Para tal a Fisioterapia Vestibular tem evidência demonstrada com bons resultados, sendo necessário capacitar os fisioterapeutas com o conhecimento mais aprofundado e actualizado.

OBJETIVOS DO CURSO

I) Capacidade para ampliar o conhecimento sobre anatomofisiopatologia, aprofundando o conhecimento sobre as diversas patologias vestibulares (exemplo Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), Doença de Ménière, Neuronite Vestibular, entre outras);
II) Capacidade para aprimorar a avaliação dominando técnicas avançadas de avaliação vestibular, incluindo testes específicos para cada patologia, interpretação de exames complementares (como videonistagmografia e posturografia) e diagnóstico funcional diferencial;
III) Capacidade para dominar técnicas terapêuticas avançadas informada pela evidência e novos avanços da tecnologia, aprendendo técnicas e equipamentos avançados de tratamento (manobras de reposicionamento otolítico para diferentes canais semicirculares e/ou exercícios de reabilitação vestibular personalizados, utilizando equipamentos) tendo por base o desenvolvimento de um raciocínio clínico assente nas estratégias de compensação central;
IV) Capacidade para integrar conhecimentos teóricos e práticos para desenvolver planos de tratamento individualizados e eficazes, considerando as comorbilidades, necessidades, limitações e contexto individual de cada pessoa;
V) Capacidade para promover a autonomia e capacitar a pessoa/família/cuidador com disfunção vestibular a gerir a sua condição de saúde.

DESTINATÁRIOS/REGRAS SOBRE ADMISSÃO
Os candidatos deverão ser: 

  • a) Titulares do grau de Licenciado em Fisioterapia ou titulares de um grau académico superior estrangeiro que confira o grau de Licenciado em Fisioterapia; 
  • b) com formação base na área da fisioetrapia vestibular; 
  • c) Membros da Ordem dos Fisioterapeutas

RESPONSABILIDADE DO CURSO

CARGA HORÁRIA, HORÁRIO E PERÍODO DE FUNCIONAMENTO

  • 2 ECTS
  • Total de 12h de contacto e 42h de trabalho autónomo. 
  • Horário: 16 e 17 de maio de 2025 – 12h de contacto presencial, no período compreendido entre as 9h-13h e 14h-18h (6.ªf) e 9-13h (sábado), nas instalações da ESS/IPS.

VAGAS PARA ACESSO

  • Mínimo: 12 vagas | Máximo: 24 vagas

PROPINA

O curso tem associado o pagamento da taxa de candidatura, de matrícula (inclui seguro escolar), propina e certificado de microcredencial. No entanto, este curso fica isento da cobrança das taxas e propinas acima indicados, com exceção do seguro escolar no valor de 5€ (Decisão do Conselho de Gestão de 29 de fevereiro de 2024). Os estudantes/bolseiros/trabalhadores do IPS também ficam isentos do pagamento do seguro escolar.

 

PRAZOS DE CANDIDATURAS
1ª Fase

  • Calendário de candidaturas: De 24 de Fevereiro a 12 de março 2025.
  • Afixação das listas ordenadas de colocação e exclusão: 18 de março 2025
  • Período de reclamações: 19 e 20 de março 2025.
  • Decisão sobre as reclamações: 25 de março.
  • Afixação das listas ordenadas de colocação e exclusão após reclamações: 26 de março de 2025.
  • Matrícula e inscrição: 1 a 10 de abril 2025.
  • Convocatória de não colocados, em caso de vagas sobrantes: 14 de abril 2025.
  • Matrícula e inscrição das vagas sobrantes: 16 e 17 de abril 2025.
  • Início das aulas: 16 de maio 2025.


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