Fisioterapia
Apresentação
O Curso de Licenciatura em Fisioterapia da ESS-IPS encontra-se adequado a Bolonha desde 2008. Utiliza um modelo educativo baseado em casos (case-based learning) que promove uma aprendizagem centrada nos desafios da prática profissional e nas necessidades individuais do estudante. Prepara-o para uma prática de excelência, de acordo com padrões e perfis internacionais, nomeadamente da World Confederation of Physical Therapy e Australian Standards for Physiotherapy.
Desde o primeiro ano do Curso, o estudante tem a oportunidade de aprender em contextos de prática profissional real, em locais de prática clínica diversificados e reconhecidos, sendo-lhe também proporcionada a oportunidade para aprender em contextos internacionais. Tem o apoio de um corpo docente altamente qualificado e reconhecido, que contribui para um ambiente de aprendizagem construtivo. Tem, também, a oportunidade de aprender no seio de um espírito académico de inter-ajuda entre estudantes do mesmo ano, outros anos e outros cursos da ESS.
É convidado a colaborar em diversas atividades extracurriculares ao longo do ano, nomeadamente, de investigação e atividades de âmbito comunitário, contribuindo para a saúde e bem-estar da população.
Objetivos
O Curso visa formar fisioterapeutas com um perfil profissional que privilegia a interação entre as dimensões técnico-científica e humanista, promovendo uma prática atual e efetiva, autónoma, ética e reflexiva, centrada nas necessidades, potencialidades e expectativas de saúde dos utentes/ populações, num compromisso com o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
O plano de estudos ao longo dos 4 anos do Curso garante que o fisioterapeuta recém-formado pela ESS-IPS exerça plenamente a sua profissão, nomeadamente na prestação de cuidados aos utentes/ populações, gestão dos utentes e garantia de boas práticas, colaboração em projetos de investigação, participação na formação de novos profissionais, ou de outros profissionais de saúde e consultoria de projetos que beneficiam a saúde da comunidade.
Plano de estudos
Acreditação
Saídas profissionais
Prestação de cuidados nas áreas relacionadas com dor e alterações do movimento, função e qualidade de vida. A sua atividade profissional distribui-se pelas seguintes vertentes:
- Centros de Saúde
- Hospitais
- Centros de Reabilitação
- Centros de Dia/Lares para Pessoas Idosas
- Clínicas e Gabinetes Privados
- Instituições Desportivas
- Centros Termais e de Bem-Estar
- Instituições de Solidariedade Social
- Instituições Educativas/Educação Especial
- Saúde Ocupacional/Empresas
- Unidades de Cuidados Continuados e Paliativos
- Autarquias
- Centros de Educação e Investigação
Razões para a escolha do curso
- Porque tem um modelo educativo de aprendizagem integrada, baseada em casos, contribuindo para a integração do conhecimento e raciocínio clínico.
- Porque tem uma componente científica rigorosa e uma componente clinica forte, preparando os estudantes para uma prática de excelência, de acordo com padrões reconhecidos internacionalmente.
- Pela qualificação, reconhecimento e relação de proximidade entre docentes e estudantes.
- Pela oportunidade, desde o 1º ano, de aprender com utentes em múltiplos contextos profissionais de excelência e nas principais áreas clinicas.
- Pela possibilidade de aprender num dos melhores laboratórios de Movimento Humano da Europa.
- Pela qualidade e diversidade de equipamento e recursos bibliográficos acessíveis.
- Pelas excelentes oportunidades de internacionalização e índice de empregabilidade.
- Pela possibilidade de aprender num dos melhores laboratórios de Movimento Humano da Europa e num dos laboratórios de anatomia mais inovador.
Duração e total de créditos ECTS
- 240 ECTS - 8 semestres
Coordenador do Curso
- Carmen Caeiro
Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos
Propinas
- Consulte aqui o valor e o regulamento das propinas
Número de vagas
- Consulte aqui o número de vagas
Preferência Regional
- Consulte aqui a percentagem de vagas e a área de influência
Condições de acesso e ingresso
- Regime Geral
- Fórmula da nota de candidatura
- Regime de M23
- Concursos Especiais, Mudança de Par Instituição/Curso e Reingresso
Pré-requisitos
- Consulte aqui os pré-requisitos
Regime de Precedências
- Brevemente
Regime de Funcionamento
- Regime diurno
Outra informação
Relatórios de monitorização
Informação da Direção Geral do Ensino Superior
- Consulte aqui o portal da DGES