TEA - Temas em Análise: A intervenção Musical em Cuidados Paliativos

A abordagem em cuidados paliativos requer uma intervenção mutidisciplinar que vise a melhoria da qualidade de vida em contextos  de doença crónica, progressiva e incurável. Pretende-se que o conforto e bem estar seja maximizado, envolvendo intervenções complexas farmacológicas e não farmacológicas. Neste âmbito, a intervenção musical assume-me como um subsídio relevante na promoção do conforto e bem estar perante os seus impactos na qualidade de vida, bem documentados na literatura científica. Neste âmbito, foi desenvolvido um estudo de investigação que avaliou os efeitos da intervenção musical desenvolvida pelos músicos da associação Música nos Hospitais numa Unidade de Cuidados Paliativos, ao longo de um ano.

Objetivos

  • Contextualizar a intervenção musical enquanto mediador de conforto e bem estar em pessoas internadas em cuidados paliativos, integrada no processo de enfermagem;
  • Apresentar o desenho de um estudo desenvolvido numa Unidade de Cuidados Paliativos onde se avaliou os efeitos da intervenção musical no conforto e bem estar em pessoas internadas.

Convidados:

  • Diana Matos – Música nos Hospitais
  • Carlos Martins – Música nos Hospitais

Moderação:

  • Professor Ricardo Fernandes

 

Contamos consigo para a conversa por meios digitais, via Zoom Colibri

A entrada é livre, participe

Dia 14 de outubro, 2024

Hora 17:00-18:00

Sala Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95060976551?pwd=Wdg2Gbzx2Jy9SdpYQtpVf54R4XjfaV.1 

 

O Webinar é de participação livre, sem registo de inscrição e, por isso, não são emitidos certificados de presença
Organização: Departamento de Enfermagem